17/07/2009
POLÍCIA FEDERAL
A Polícia Federal já conhece o caminho de Gaspar. Primeiro foram caminhões; depois carrões e por penúltimo, comprimidos. Qual será a próxima dor de cabeça? Talvez panos.
QUESTÃO RELIGIOSA
Conhecido prefeito foi convidado para ser festeiro numa festa de uma capela católica de seu município. Única tarefa: vender 30 blocos de rifas. Deixou-os mofando numa gaveta. No dia da festa ele foi lá como uma autoridade. Seus assessores aproveitaram para devolverem todos os blocos intactos. Ao perceber o mal estar, o alcaide se justificou: a minha religião não permite. Pode? Pode. Mas faltou-lhe primeiro, coragem e sinceridade para não aceitar os 30 blocos já que a sua religião não "permite" a venda de rifas; segundo: transparência e verdade no lugar da enrolação e dissimulação; terceiro: aceito os blocos, ele deveria pedir a alguém, para em tempo devolver ou então vendê-los e assim contribuir com a comunidade. Ah! Na campanha, a religião possivelmente tinha a proibição, mas ele aceitava rifas (e muitos blocos) e as devolvia todas vendidas, inclusive as do seu partido, só para ser simpático e fingido aos eleitores e eleitoras. Pecador. E tem gente que o adorava como santo. Carolas. Interesseiros. Mal informados.
SOBRE POLÍTICOS
Esta é antiga. Não é minha. É de uma autoridade da literatura portuguesa (formado em Direito e jornalista por opção). Ela é do século XIX. É de José Maria Eça de Queirós, autor de "Primo Basílio e os Maias, por exemplo: "Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão"
DESCOMPASSO
Tem algo fora do compasso em Gaspar. É muita confusão. Uma hora está na Bahia, outra em Itajaí e até por vezes se disfarça em Blumenau. Acorda Gaspar.
E O BELA VISTA?
A administração de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps, ambos do PT, desconhecem o Bela Vista ou trocaram o nome dele sem a aquiescência dos moradores e o aval legal da Câmara de Vereadores. Mas, foi lá que a atual Administração fez o seu reduto e discurso fortes para mostrar o descaso dos administradores públicos que estavam no Poder. No "press release" do dia 13, das 13 regiões que ela dividiu Gaspar, do Partido 13 (coincidências, não é?), divulgado pela assessoria de imprensa e disponível no site do Município sobre as reuniões do Orçamento Participativo, o bairro do Bela Vista é agora chamado de Jardim Primavera, nome que foi dado para a área invadida e até então conhecido como Marinha. Dois detalhes da falta de respeito com o bairro, seus moradores e a história que tem dois vereadores a defendê-lo: na lista do mesmo "release" é a única região que teve o nome originalmente trocado; e lá está escrito que a reunião do dia 28 é na Associação de Moradores. Mas qual? A do Jardim Primavera? Onde ela fica? Ou a do Bela Vista? Com a palavra o presidente Jean Carlos Grimm, PV, alinhado de primeira hora da atual Administração. Acorda Gaspar.
VELOCIDADE
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Gaspar - Sintraspug -, Sérgio Almeida, anunciou que levou para registro em Cartório o novo estatuto adaptado as exigências legais do novo Código Civil. Fez bem. E pelo tempo que ele dispendeu, isso foi trabalhoso demais. O novo Código entrou em vigor no dia 11 de janeiro de 2002 e a sua eficácia jurídica exigida um ano depois, ou seja, há mais de seis anos.
VERBA NO COFRE
Aquela verba Federal de R$3,5 milhões que o governo de Luís Henrique da Silveira, PMDB e o secretário da Saúde, Dado Cheren, liberaram para a compra de equipamentos do novo Hospital de Gaspar, está parada no cofre da prefeitura desde o dia 27 de junho. No dia três de julho o Município fez o Projeto de Lei para liberá-la do Fundo Municipal de Saúde, mas só no dia oito levou à Câmara em férias para fotos e propaganda. Só nesta quarta-feira, dia 15, uma semana depois, o presidente José Hilário Melato, PP, convocou os vereadores extraordinariamente para que oficialmente a Câmara tome conhecimento do projeto na quinta-feira da semana que vem. E olha que o Melato na nota que fez publicar no site da Câmara diz "que é um assunto de primeira necessidade para Gaspar". Imagina se não fosse? Quantos meses este tema levaria para ser apreciado? Veja as considerações que fiz sobre este assunto acessando o meu blog: www.olhandoamare.wordpress.com e clique no artigo "O Hospital de Gaspar Não Vai Reabrir em Setembro", postado na sexta-feira, dia 10. Acorda Gaspar.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).