06/10/2009
Brasil torto
Manchete do jornal Folha de S.Paulo deste domingo: "mais de 17 milhões admitem ter vendido o voto". Então está explicado. Lá, alhures e aqui. "O Datafolha mostra que 13% dos ouvidos admitem já ter trocado voto por emprego, dinheiro ou presente - cerca de 17 milhões de pessoas maiores de 16 anos no universo de 132 milhões de eleitores". Acorda, Brasil.
Nossos vereadores
A iniciativa do jornal Cruzeiro do Vale e que na edição de Sexta-Feira mostrou o que os vereadores pediram e o que a prefeitura atendeu, merece elogios pela coragem. E foi surpreendente a conclusão. É mínima a atenção do Executivo aos nossos vereadores. Na outra ponta, é máxima a atenção, a fidelidade e à presteza do Legislativo ao Executivo. Nada de questionamentos, nada de reprovação, nada de fiscalização. E agora se descobre que tudo isso é feito a pão e água nas coisas que os vereadores pedem para a comunidade. Triste sina. Acorda, Gaspar.
Andreone I
Gaspar tem três candidatos declarados a deputado estadual: Mariluci Deschamps Rosa, PT; José Hilário Melato, PP; e Adilson Luiz Schmitt, PSB. Por pouco não teria um quarto: Andreone dos Santos Cordeiro, PMDB, e que sairia por Blumenau. Andreone era do PTB, e por ele foi vice do ex-prefeito Bernardo Leonardo Spengler, o Nadinho, do PMDB e depois no impedimento de Nadinho, foi prefeito de Gaspar por quase dois anos. Andreone perdeu a convenção de 2000 para Dario Beduschi (que fez 147 votos para prefeito). Andreone saiu do PTB e se filiou ao PSB até a chegada de Adilson Luiz Schmitt que havia saído do PMDB. Desde então, Andreone estava sumido, advogando e curtindo a vida.
Andreone II
Andreone reapareceu há duas semanas e surpreendeu. Filiou-se ao PMDB de Blumenau sob a proteção do presidente estadual do partido Eduardo Pinho Moreira e que teria lhe prometido apoio logístico e financeiro invejável para a campanha. E veja o que aconteceu: a sua ficha simplesmente não foi registrada no cartório e propositadamente. Paulo França, candidato a deputado estadual via o diretório do PMDB de Blumenau e possivelmente de Gaspar, mexeu os pauzinhos para isso. E cozinharam a ficha de Andreone até ele perder o prazo legal para se candidatar em outubro.
Andreone III
Andreone estaria escalado pelo diretório estadual do PMDB, num processo de vingança, para não deixar crescer a possível candidatura de Adilson Luiz Schmitt, PSB. E de quebra, ele também prejudicaria a candidatura do atual presidente da Câmara José Hilário Melato, PP. Se tudo desse certo, nesse complicado plano político, lá bem à frente, o próprio Andreone renunciaria a tudo isso abrindo caminho para França e Mariluci. Teve gente que preferiu não arriscar, olhou o passado e colocou Andreone na geladeira. Vai que ele gostasse e não desistisse.
Reparação
O ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PSB, está escapando de todas as imputações criminais das denúncias descabidas, sem provas e mal orientadas que fez na Rádio Sentinela do Vale quando era prefeito pelo PMDB contra algumas personalidades de Gaspar. Todavia, Adilson acaba de sofrer o primeiro revés. A Juíza Ana Paula Amaro da Silveira condenou-o no dia 16 de setembro no Cível por danos morais em R$23.250,00, mais as custas. Quem ganhou foi o empresário Júlio César (Julinho) Zimmermann. E têm outras. Adilson pode e disse que vai recorrer da sentença.
Centro das atenções
Vira e mexe, o ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PSB, está no centro das atenções. Vocês já repararam nesta coluna em quantas notas ele está relacionado? A convenção do PMDB, mesmo estando em outro partido, o homem a ser batido era o Adilson. Incrível. Um jogo equivocado. O PT tem a mesma preocupação, quando o objetivo seria o de governar melhor. E assim, por falta de coisa nova, Adilson e seu pequeno grupo vão reencontrando espaços. Se ele tiver uma orientação estratégica - coisa que ele parece não ser afeito - ainda vai ressurgir das cinzas como uma opção viável. Assim caminha a humanidade. E tem gente que reclama do destino.
Sinaleira
Você sabe como terminou o caso da sinaleira que foi instalada antes de ser licitada em Gaspar? Não? Leia "Atas que não desatam os nós das licitações em Gaspar", no blog www.olhandoamare.wordpress.com
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).