13/10/2009
Resposta I
Dedico-me hoje às algumas respostas. São perguntas acumuladas de leitoras e leitores da coluna e do blog. "Por que só denunciar? Você não devia agir?". Denúncia é o primeiro passo. O segundo é a consciência cidadã do próprio gasparense. E há mecanismos próprios na sociedade para isso: a Câmara de Vereadores (no caso do Executivo), a Promotoria Pública, o Tribunal de Contas, a Polícia Federal, a Justiça, a indignação do cidadão e da cidadã e o voto. Quando eles falham ou se omitem, algo mais precisa ser avaliado. Falta-nos o contraponto. Não sou um paladino que denuncia e age em defesa da própria denúncia como se fosse o dono da verdade. Outros precisam se indignar e agir para se criar a legitimidade da indignação. Acorda, Gaspar.
Resposta II
"Você foi contra a nova sinaleira do Gasparinho". Nunca. Desafio alguém a me apontar onde escrevi ou falei sobre isto. Não sou técnico e não entendo disso. Escrevi, falei, provei e reafirmo a minha estranheza de que a sinaleira foi instalada antes de ser licitada (comprada) e por um fornecedor habitual do serviço em Gaspar. Isso é proibido na Administração Pública. É crime. E todos viram o contorcionismo feito pelo Município e seus agentes para dar ares de legalidade a algo cheio de dúvidas. Então. Antes é preciso saber ler, para depois entender , questionar e acusar. Acorda, Gaspar.
Resposta III
"Você parece que é contra o PT e o pessoal de Gaspar". Eu sou contra as espertezas, as incoerências, os erros propositais e recorrentes, a propaganda enganosa. E estas mesmas acusações já me fizeram no governo de Adilson Luiz Schmitt, PSB. E o pessoal do PT de Gaspar me aplaudia. Então ela é antiga e sem criatividade. Fico com a opinião, percepção e o depoimento de Bóris Cassoy: "O jornalismo tem que esclarecer e não escurecer. Nosso trabalho é iluminar as tocas onde se escondem os hipócritas e os mentirosos". Acorda, Gaspar.
Motorista?
Motorista pode ser diretor de pessoal? Em Gaspar pode. O servidor Sandro Alexandre Tillmann, petista de carteirinha, estrela na testa e motorista concursado e lotado atualmente para o seu protetor e titular na secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, acaba de ser nomeado diretor do Departamento de Pessoal. Qualificação? Para que isso? Bastam padrinho e filiação partidária. O decreto que o nomeia é o 3623, do dia 24 de setembro e foi assinado pelo prefeito Pedro Celso Zuchi. Acorda, Gaspar.
De advogados
Olhando alguns processos em Gaspar, constatei. Tem gente que faz defesa e patrocina acordos, mas olhando os autos não se encontra a procuração. E ninguém exige o saneamento. Outro quer anulação de ato jurídico, algo técnico, vício processual, mas argumenta a imoralidade do ato. E assim vai. E assim perdemos. Ou somos enrolados.
Viagem
O prefeito Pedro Celso Zuchi, do PT, e entourage foram a Brasília DF. Divulgaram com pompa a ida. Já à volta, nada falaram. Preferiram as férias. Talvez hoje o site da prefeitura diga alguma coisa. Aqui ele se deixou fotografar com o projeto da ponte. Ao Jornal de Santa Catarina confidenciou que a pouca verba que restou, ainda pode ainda ser cortada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Veja o comentário no blog www.olhandoamare.wordpress.com: "A ponte de Ilhota está licitada. A de Gaspar. A de Gaspar só na propaganda".
Lixo hospitalar
Caiu a ficha. O lixo industrial vai ter que ser recolhido e pago separadamente. Uma reunião hoje a noite no Ditran promete. Está sendo convocada pelo Samusa. Esse negócio do lixo em Gaspar continua nebuloso e perigoso. Desde o dia 16 de setembro a empresa Recicle não mais o recolhe dos postos de saúde, Cars, laboratórios e as clínicas (ainda não temos o hospital aberto). Quem faz isto? Em Timbó ele não pode ser depositado (segundo o consórcio) e mesmo assim deveria ser coletado e transportado separadamente do lixo domiciliar. É um caso de polícia. Cadê o contrato deste tipo de lixo? De quem é a responsabilidade? Qual o papel da vigilância sanitária neste assunto? Falta explicar quem e como está sendo recolhido, transportado e depositado o lixo hospitalar de Gaspar. Tudo pela transparência e a saúde pública. Acorda, Gaspar.
Democratas
A direção estadual está de olho no diretório dos Democratas de Gaspar. Acha que o presidente Pepê (Antônio Pedro) Schmitt ainda manobra a favor do seu ex-par de chapa na campanha passada, Adilson Luiz Schmitt, PSB. E por falar em DEM, quem se filiou ao partido, na última hora, depois de rejeitado pelo PMDB, foi o ex-vice-prefeito de Gaspar, Andreone dos Santos Cordeiro (ex-PTB e PP). E foi em Blumenau. Lá todos garantem que isto providencial e um truque para colocá-lo na geladeira na intenção de ser candidato em 2010.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).