Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

20/10/2009

 

Disputa no PT

Lovídio Carlos Bertoldi, presidente do PT de Gaspar, é também presidente do Samae (ex-Samusa, mudado  o nome apenas porque não era bonito). Ele vai ter que escolher entre uma ou outra presidência. É o que diz o artigo oitavo do "novo" Código de Ética do PT (e que tem possibilidades para exceções). Para a eleição do diretório no dia 22 de Novembro, Lovídio já tem pelo menos dois companheiros concorrentes: Natalino da Silva e Aldo Avosani. Leia os detalhes no blog www.olhandoamare.wordpress.com no artigo "PT de Gaspar já procura sucessor para Lovídio Bertoldi".

Divididos

O PT já começou a se posicionar quanto ao Projeto de Lei que vai criar dez novos cargos de assessores para os nossos vereadores. Antonio Carlos Dalsóchio e Jorge Luiz Wiltuschning são favoráveis. José Amarildo Rampelotti está em dúvida. Acha que este assunto vai dar desgaste público e político.

Aprovação

A aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado das contas do último ano de governo de Adilson Luiz Schmitt, PSB e Clarindo Fantoni, PP, noticiada aqui nesta coluna e com detalhes no blog www.olhandoamare.wordpress.com, é na verdade uma recomendação técnica para a sua aprovação na Câmara de Vereadores. Lá, todavia, a coisa pode se tornar política e partidária. Lembram daquela investigação que está sendo feita há seis meses na empresa Salseiros, de Itajaí, por suposta má gestão contratual? O autor, vereador Antônio Carlos Dalsóchio, cunhado do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, não atou e nem desatou o nó desta história, a qual envolve diretamente o ex-prefeito.

Invasor

O que faz um capitalista e funcionário público, que já foi ligado ao PP (Arena, PDS, PPB só para refrescar os mais jovens) e agora está no PT, a se dedicar ao apoio dos sem terras e dar incentivos e  suporte às invasões de áreas em nossa cidade? A Polícia Federal está verificando o caso.

Propaganda

O tal do Orçamento de Participativo de  Gaspar foi uma promessa de campanha. Chegou atrasado. Então culparam a catástrofe de Novembro. A mobilização foi um fiasco. Até diploma para delegado deram e noticiaram com pompa na falta de conteúdo e inovação. Sabe-se que a segunda etapa terminou e que em cada região, dois projetos foram escolhidos. Eles ainda vão ser avaliados pelas secretarias do Município. No site da asssessoria de Comunicação da prefeitura de Gaspar, por enquanto nada.

Mais multas

Pronto. A prefeitura acaba de comprar um radar móvel para a Polícia Militar. Aconteceu no pregão do dia seis de outubro para a licitação 120/09. A prefeitura vai pagar R$83 mil e a vencedora foi a LT Comercial Ltda. Vêm mais multas por ai para engordar o orçamento do município e da PM. Enquanto isso a instalação de Câmeras no centro da cidade, nada. Só na propaganda nas visitas e nos factóides. Nem mesmo a Área Azul no centro foi disciplinada e implantada. Acorda, Gaspar.

Orçamento

Está pronto o Orçamento do Município do ano que vem. É o Projeto de Lei 75/2009. Quem conhece contabilidade pública diz que é uma peça de ficção. Receitas superestimadas e despesas ou investimentos bem definidos. Pelo sim e pelo não, a Câmara de Vereadores marcou para a quinta-feira da semana que vem uma audiência pública às 18h para debater a chamada LOA - Lei Orçamentária Anual. É lá, com mais clareza que as entidades - Hospital, Apae, Rede por exemplo vão saber o que lhe está reservado e poderão pressionar os vereadores para uma nova configuração.

Doação

O presidente do PMDB de Gaspar, Oswaldo Schneider, o Paca, voltou à ação política como nos velhos tempos. Ele acaba de doar 30 mil tijolos para a escola estadual Arnoldo Agenor Zimmermann, do bairro Bela Vista, fazer o seu muro. Ai tem.

Falta de respeito I

O Samae (ex-Samusa) convocou os empresários de Gaspar para dizer que  de agora em diante eles vão ter quer se virar com o lixo que produzem, inclusive nos custos. Não entro no mérito da questão. Mas, os empresários têm representantes, a Acig. Por que ela foi ignorada? Porque seria uma voz e divididos, os empresários não teriam como negociar no improviso criado pela atual Administração Municipal. É assim que age o PT e a atual Administração quando não aparelha as entidades, os clubes e as associações para manobrar a seu favor. Com a palavra o presidente da Acig, Samir Buhatem.

Falta de respeito II

Como se trata de faccionistas e malharias, a maioria feita de pequenos e médios empresários é de se perguntar: cadê a Ampe nesta história e que é de relacionamento direto com a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio ocupada por RodrigoFontes Schramm? Outra pergunta: qual foi mesmo o discurso da coligação vencedora para os Malheiros e faccionistas?Mudaram ?

Comentários

Ick Almeida
23/10/2009 07:13
Como falam perguntar não ofende, né? O Prefeito Eleito no seu Plano de Governo afirmou a reabertura do Hospital para Setembro de 2009? Ou seria 2012, na próxima eleição!!! Será por isso a briga com a ACIG???

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.