Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

13/11/2009

 Nova roupagem I

Só por que hoje é Sexta, 13. Fontes ligadas  ao PT e à administração municipal confidenciaram a esta coluna que o prefeito Pedro Celso Zuchi já teria sinalizado algumas mudanças importantes  na equipe, no estilo e nos apoios para 2010. Ele quer diminuir os questionamentos de vários setores da sociedade e ter a imprensa independente mais próximo de seu trabalho. Um ele pode fazer por decreto (exonerar e nomear). Para o outro, a imprensa independente e que não vive dos anúncios oficiais ou de empresas que querem implantar pombais na cidade, falta combinar. A imprensa não é contra o governo como ele se queixa. Ela apenas, de forma profissional, retrata os seus equívocos. Se não for um factoide, a intenção pode produzir resultados diferentes dos de hoje.

Nova roupagem II

Internamente, o governo Zuchi está em ebulição. E mudanças estão projetadas, mas guardadas. Francisco Hostins Júnior deverá deixar a secretaria da Saúde e no seu lugar retornará  Julita Schramm. Hostins só admite sair depois de entregar o novo hospital. E ele já tem data, 19 de dezembro.  Já Julita, espera pela aposentaria para sair de Itajaí para cá. Outra. O engenheiro  Joel Reinert, de Obras, é uma peça que poderá deixar a atual administração. Ele retomou à sua Rádio Nativa (judicialmente) e voltar à ativa no rádio. Ele me disse e que prefere e vai ficar na secretaria. O PP de José Hilário Melato já se escalou para  ter a indicação da vaga. Tudo por conta da aliança nacional, dos canais abertos com o ministério das Cidades e o deputado Federal João Pizzolatti Júnior.

Nova roupagem III

Aliás, a equipe deverá mudar mais para buscar o novo equilíbrio de forças do que por necessidade. É pela chamada governabilidade do que se mudar na imagem. O PV que estava na aliança, balança (aquela reunião, ontem, no pátio do PV, de manhã cedo, na chegada do prefeito, foi sintomática  e hilária). O PP se assanha. O PMDB que fará o presidente da Câmara com Kleber Edson Wan Dall vai ser mais exigente na dupla que faz com Raul Schiller. No fundo o que muda? Sai de cena os indicados da campanha, entra os políticos para se construir a campanha de 2010 e quem sabe de 2012. Nada mais. Acorda, Gaspar.

Judas I

Aliás, sobre isto (composição de deus e o diabo em favor de coisas duvidosas para se perpetuar no poder) o melhor mestre é o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Ele disse recentemente que se Cristo viesse ao Brasil faria acordo até com Judas para se manter em evidência. Opa. Estou velho. Ultrapassado. Como essa gente mudou, heim? Ou sou eu que não me atualizei?

Judas II

Para não dizer que sou eu o alucinado, colo sobre este assunto, duas opiniões de leitores da Folha de S. Paulo, publicadas no dia 24 de outubro, entre muitas que bombaram na imprensa nacional.  De Silva Corrêa: "já Judas,  por 30 moedas, faria acordo com todos, inclusive os líderes dos "300 picaretas", pensando só em se perpetuar no poder e garantir as boquinhas dos companheiros. A diferença é enorme. Qual é a carapuça que cabe?"

Judas III

 De Sílvia Cipulo,  de Santos SP.  "Parodiando o rei Juan Carlos, perguntaria ao presidente Lula: por que blasfemas (com a figura de Jesus Cristo)? O senhor presidente precisa saber que Jesus morreu por um projeto de justiça e de paz. Ele não se aliou aos poderosos do seu tempo, nunca se corrompeu. Pelo contrário, ele denunciou toda e qualquer injustiça e toda a aviltação dos direitos. Manteve sua posição e foi fiel à sua proposta de verdade, de ética e de honestidade. E enfrentou tudo e todos até o fim".

Judas IV

E eu me pergunto qual a diferença daqui e de lá? E alguém me pergunta por e.mail por que você mira no PT? Porque foi ele quem sempre disse e jurou ser diferente de todos, disso, dessas dúvidas e nebulosidade toda. E eu até acreditei, mesmo desconfiando. E agora o PT se orgulha de ser o pior daquilo que condenou, massacrou e desmascarou. De fato, nunca antes neste país se ouviu falar tanto de negociatas, mensaleiros, aloprados, dólares na cueca, Land Rovers. E concluindo para não ser repetitivo: as transformações, realmente, são profundas, inclusive no uso da mídia, da propaganda enganosa e do aparelhamento intenso por despreparados.

Ação Popular

Já tem juiz o processo 2009.72.05.003358-5 (SC) que  analisar ação popular contra o prefeito Pedro Celso Zuchi que nomeou João David de Borba e o cedeu por decreto para a Promotoria Federal do Trabalho em Blumenau. É Glênio Jair Schulze, juiz substituto da segunda Vara Federal.

 

 

Comentários

Herculano
16/11/2009 14:53
Jaison. A dúvida da Fernanda Janaína já levantei no dia 7 de Novembro, em longo e pontuado artigo no meu blog "olhando a mare" (www.olhandoamare.wordpress.com) sob o título "Um novo concurso em Gaspar. Velhas manhas e dúvidas". Fui o único a tratar deste assunto. Quem deveria responder, contrapor ou esclarecer penso, seria o secretário da Educação, o prefeito ou sua vice. Até agora, nada. Os candidatos também estão no maior silêncio. A imprensa local e regional, igualmente. Então deve estar tudo certo, tudo arranjado, tudo pela pouca qualidade e a falta de respeito aos que estudam, se formam e tentam na qualidade de professores dar qualidade aos alunos. Gostaria que a Janaina entrasse no blog e lá postasse esta sua carta no artigo
jaisom
16/11/2009 13:57
Fazer comentários nessa coluna é uma maravilha, temos 5 e iremos para o 6º com o meu, se for divulgado.
Todos tratam de um mesmo assunto, só que ninguem explica e conta a realidade do nosso municipio, até parece que estamos numa batalha de foice com cegos e no escuro, que lindo não deve ser.
Mas assim sendo nem eu pretendo esclarecer pois não sou capaz, mas farei mais uma pergunta, sobre o edital da educação que a moça ali fala, como pode, um conselho de educação ter como presidente alguem que só o é pela renuncia do titular, normal pois se o titular renunciou por algum motivo, assume o vice.
Ta bom então, deixa eu perguntar outra, se o presidente do conselho é chefe de Gabineto do Governo tem alguma incoerência nisso.
Ha comentar sobre os outros, tem jente que ta dando dó.
Herculano
16/11/2009 10:50
Alceu: este espaço é do jornal. Não tenho autorização para validar os comentários. É da autonomia da redação. É a redaçào que faz e sem me consultar. De que censura você quer falar? Penso que se ouve alguma restrição se deve ao uso de linguagem inadequada, ou assuntos de ordem pessoais que foram misturados...
ALCEU TORRES JR.
16/11/2009 07:41
Sr. Herculano, deve estar havendo algum problema no sistema de validação e moderação de comentários, pois enviei por duas vezes comentários a respeito do teatrinho do Pseudo PV de Rodrigo, e estranhamente, mesmo após alguns minutos quando imprimi e guardei, tais comentários despareceram deste espaço.
Tenho certeza que não está havendo censura, até mesmo porque não utilizei termos que me pudessem comprometer, e conforme já mencionei, esteve disponível por alguns minutos do dia.
Fernanda Janaína Bittencourt
14/11/2009 18:15
Edital Professores Temporários.
Caros Jornalistas, venho por meio deste contato, deixar alguns pareceres que foram apontados durante uma aula do Mestrado em Políticas Públicas da UFC (Universidade Federal do Ceará) com a linha de pesquisa voltada para a Educação Superior. Primeiramente me apresento, Fernanda Janaína Bittencourt ,sou mestranda do referido mestrado e acompanho, quando o tempo me possibilita, o jornal Cruzeiro do Vale, (via internet) para saber como andam as coisas na cidade que passei boa parte da minha adolescência,(embora seja natural de Joinville, me apaixonei por Gaspar e Blumenau.) Então, ao ler na coluna ?Olhando a Maré?( 06/11/2009) que as inscrições para professores estavam abertas e que havia alguns pontos duvidosos, levei uma cópia do edital de Gaspar (nº005/2009 publicado no site da prefeitura) para universidade, pois fazia uma semana que tínhamos a missão de levar editais de educação para nossa aula de Análise de Políticas Públicas, então meu grupo aprovou que eu o leva-se. Para nosso espanto o edital fere um ponto essencial da LDB, que é a formação dos professores, o edital prevê formação de Ensino Médio para algumas especificidades de atuação da educação, uma controvérsia com o plano nacional de Educação, uma vez que todas as áreas possuem formação, tais como, música(está especificado), E.V.A, Ins-trumentalização (!?!) e pasmem Informática.É de conhecimento nacional a falta de professores, especialmente nas áreas exatas (matemática, física, informática etc...), e das humanas específicas (E. Religioso, Música, Letras, Sociologia e Filosofia ), mas mesmo assim um edital público precisa prever que possa haver pessoas cursando-as ou formadas nas áreas; ou ainda formadas em alguma outra área das licenciaturas para que possam lecionar, isso nos parece um princípio básico. Imaginem vocês como alguém remanescente do Ensino Médio e algum curso qualquer, poderá entrar na sala de aula e assumir todas as responsabilidades de um educador, vejam só o caso de Informática e algumas áreas de artes, há muitos professores Brasil afora se especializando em artes e em informática voltada para educação, mas Gaspar solicitou apenas E.M para entrar numa sala de aula, que tipo de Informática Pedagógica, por exemplo, como especifica o edital será aplicado á educação com essa formação? O mesmo vale para demais áreas. Mesmo na falta de professores, é preciso que haja o mínimo de formação para com a educação. Além das questões já mencionadas, como a falta de clareza quanto ao total de vagas disponíveis, e o absurdo da cobrança de taxas para inscrição, para um edital que prevê apenas contratos de um ano, nos deixou perplexos, nem a educação do município de Fortaleza, praticamente entregue a Deus dará, realiza esse procedimento. Além do que a política de educação nos pareceu extremamente restritiva para formação mediana dos professores, observamos que o professor que tem especialização, mestrado ou doutorado, tem mínimas vantagens frente a quem não tem, (de 1 a 3 pontos) fica claro que não existe muita preocupação com a formação, nem incentivo para a promoção dos professores, para que possam melhor se formarem e atuarem. É claro que se especificarmos tudo que concluímos abusaríamos do espaço de qualquer jornal, poder-se-ia fazer uma dissertação com esse tema. É de nosso conhecimento também, que essa situação não é exclusiva de Gaspar, mas como foi em função da coluna deste jornal, que pudemos analisar vários pontos importantes para educação básica (que reflete diretamente na superior) deixamos nossos pareceres, enquanto estudantes da área e lamentamos que até onde nossas fontes de informação chegaram, não soubemos de ações contrárias ao edital, nem manifestações públicas dos conselhos de Educação, ou de outros órgãos da categoria dos professores. Grato pela atenção de todos.

Fernanda Janaína Bittencourt

(PS: não tenho contato direto de email do jornal por isso mando por este espaço)
Herculano
13/11/2009 19:44
Luiz. Você pode não me conhecer e tem o direito da dúvida. E eu o aceito isso plenamente. Mas, se você é meu leitor há mais tempo, mesmo sem me conhecer, você verá que há um princípio coerente no que expresso: incluindo o de que eu não sou o dono da verdade, mas um observador dos que dizem tê-la.Todos me influenciam na minha opinião, inclusive você ou o mais de limitado conhecimento. E seria injusto com você e comigo, se rejeitasse, de pronto a sua observação de que posso estar a serviço de alguém. A nossa opinião (a minha e a sua), penso, é feita de algo que a gente coleta todos os momentos, revendo-os, certificando-os, reciclandos-os sem se perder no princípio ético. Você tem todo o dieito de não concordar e isso é o princípio da dilalética. E eu aceito, simplemente porque você tem esse direito inalienável de se expressar e não concordar comigo.
Luiz J Zimmermann Jr.
13/11/2009 08:53
Gostei muito de sua justificativa "por que vc mira no PT", é justamente isso q acreditava e sinto sobre esse partido, embora não saiba se é isso mesmo q o motiva a expor os seus podres, pois acho o dono deste jornal muito tendencioso, e não sei qual a influencia dele sobre essas opiniões!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.