13/11/2009
Nova roupagem I
Só por que hoje é Sexta, 13. Fontes ligadas ao PT e à administração municipal confidenciaram a esta coluna que o prefeito Pedro Celso Zuchi já teria sinalizado algumas mudanças importantes na equipe, no estilo e nos apoios para 2010. Ele quer diminuir os questionamentos de vários setores da sociedade e ter a imprensa independente mais próximo de seu trabalho. Um ele pode fazer por decreto (exonerar e nomear). Para o outro, a imprensa independente e que não vive dos anúncios oficiais ou de empresas que querem implantar pombais na cidade, falta combinar. A imprensa não é contra o governo como ele se queixa. Ela apenas, de forma profissional, retrata os seus equívocos. Se não for um factoide, a intenção pode produzir resultados diferentes dos de hoje.
Nova roupagem II
Internamente, o governo Zuchi está em ebulição. E mudanças estão projetadas, mas guardadas. Francisco Hostins Júnior deverá deixar a secretaria da Saúde e no seu lugar retornará Julita Schramm. Hostins só admite sair depois de entregar o novo hospital. E ele já tem data, 19 de dezembro. Já Julita, espera pela aposentaria para sair de Itajaí para cá. Outra. O engenheiro Joel Reinert, de Obras, é uma peça que poderá deixar a atual administração. Ele retomou à sua Rádio Nativa (judicialmente) e voltar à ativa no rádio. Ele me disse e que prefere e vai ficar na secretaria. O PP de José Hilário Melato já se escalou para ter a indicação da vaga. Tudo por conta da aliança nacional, dos canais abertos com o ministério das Cidades e o deputado Federal João Pizzolatti Júnior.
Nova roupagem III
Aliás, a equipe deverá mudar mais para buscar o novo equilíbrio de forças do que por necessidade. É pela chamada governabilidade do que se mudar na imagem. O PV que estava na aliança, balança (aquela reunião, ontem, no pátio do PV, de manhã cedo, na chegada do prefeito, foi sintomática e hilária). O PP se assanha. O PMDB que fará o presidente da Câmara com Kleber Edson Wan Dall vai ser mais exigente na dupla que faz com Raul Schiller. No fundo o que muda? Sai de cena os indicados da campanha, entra os políticos para se construir a campanha de 2010 e quem sabe de 2012. Nada mais. Acorda, Gaspar.
Judas I
Aliás, sobre isto (composição de deus e o diabo em favor de coisas duvidosas para se perpetuar no poder) o melhor mestre é o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Ele disse recentemente que se Cristo viesse ao Brasil faria acordo até com Judas para se manter em evidência. Opa. Estou velho. Ultrapassado. Como essa gente mudou, heim? Ou sou eu que não me atualizei?
Judas II
Para não dizer que sou eu o alucinado, colo sobre este assunto, duas opiniões de leitores da Folha de S. Paulo, publicadas no dia 24 de outubro, entre muitas que bombaram na imprensa nacional. De Silva Corrêa: "já Judas, por 30 moedas, faria acordo com todos, inclusive os líderes dos "300 picaretas", pensando só em se perpetuar no poder e garantir as boquinhas dos companheiros. A diferença é enorme. Qual é a carapuça que cabe?"
Judas III
De Sílvia Cipulo, de Santos SP. "Parodiando o rei Juan Carlos, perguntaria ao presidente Lula: por que blasfemas (com a figura de Jesus Cristo)? O senhor presidente precisa saber que Jesus morreu por um projeto de justiça e de paz. Ele não se aliou aos poderosos do seu tempo, nunca se corrompeu. Pelo contrário, ele denunciou toda e qualquer injustiça e toda a aviltação dos direitos. Manteve sua posição e foi fiel à sua proposta de verdade, de ética e de honestidade. E enfrentou tudo e todos até o fim".
Judas IV
E eu me pergunto qual a diferença daqui e de lá? E alguém me pergunta por e.mail por que você mira no PT? Porque foi ele quem sempre disse e jurou ser diferente de todos, disso, dessas dúvidas e nebulosidade toda. E eu até acreditei, mesmo desconfiando. E agora o PT se orgulha de ser o pior daquilo que condenou, massacrou e desmascarou. De fato, nunca antes neste país se ouviu falar tanto de negociatas, mensaleiros, aloprados, dólares na cueca, Land Rovers. E concluindo para não ser repetitivo: as transformações, realmente, são profundas, inclusive no uso da mídia, da propaganda enganosa e do aparelhamento intenso por despreparados.
Ação Popular
Já tem juiz o processo 2009.72.05.003358-5 (SC) que analisar ação popular contra o prefeito Pedro Celso Zuchi que nomeou João David de Borba e o cedeu por decreto para a Promotoria Federal do Trabalho em Blumenau. É Glênio Jair Schulze, juiz substituto da segunda Vara Federal.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).