08/12/2009
Vergonha
A observação é de um eleitor Vasco Pereira de Oliveira, de Sertãozinho SP, leitor que escreveu uma carta para a Folha de S. Paulo e publicada no sábado dia 5 de Dezembro: "Os mensalões do DEM/PMDB/ PSDB não darão em nada, pois já há jurisprudência: o mensalão do PT." Só o PT e os petistas não percebem o quanto eles traíram a esperança, a causa e o discurso para serem iguais a todos os outros que eles condenavam. Tudo pelo poder. Beócios. Acorda, Gaspar.
Origem
Como nascem os mensalões, as propinas, os propinodutos e a corrupção endêmica nas administrações e órgãos públicos, nas estatais, autarquias e nas empresas privadas que gravitam em torno das vantagens deste processo? Coisas de fachadas como empresas sem sede visível, que fornecem de tudo, não é especializada em nada (a não ser levar vantagens). Em Brasília ela se chamava Linknet ( e até tinha sede vistosa, mas por aqui...). Era próxima do poder (ou do próprio poder) e ainda reclamava dos percentuais cada vez mais altos a que era obrigada repassar aos facilitadores. Nos municípios é só ver como funcionam as licitações, os pregões e perceber a repetição do pouso de certas moscas em carniças diferentes, mas com a mesma atração fétida. O Tribunal de Contas conhece muito bem como funciona isso e como se disfarça. Acorda, Gaspar.
Sem "interessados"
O pregão 150/2009 que possibilitaria a prefeitura comprar carros novos para a sua frota e da Polícia Militar deu xabu. Só para um guindaste houve lance (da Masal, de Santo Antônio da Patrulha RS). Se tudo fosse adquirido, a prefeitura gastaria mais de meio milhão de reais. É a segunda tentativa este ano para se comprar carros novos. Nas duas oportunidades esta coluna e o blog mostraram que o tal pregão poderia estar dirigido. Os pretendentes preferiram não se arriscar. Nem apareceram. Este último especialmente, havia indícios de que se publicaria anúncios codificados em jornais catarinenses, antecipando o resultado nas marcas, modelos, fornecedores, preços e até na cor dos veículos no referido pregão. Quem se interessar pelas histórias, favor acessar o blog www.olhandoamare.wordpress.com e ler os artigos: "Prefeitura vai gastar mais de milhão em carros novos", publicada no dia 27.11.2009 e "Pregão vai comprar carros novos", no dia 18.08.2009 e que tratava do pregão 110/2009.
Rádio Nativa
A indefinição gerencial na Rádio Nativa FM provoca várias dores de cabeça. Não apenas para o proprietário, Joel Reinert, hoje ainda secretário de Obras do município e o arrendatário (retirado do contrato pelo juízo da Comarca de Gaspar e agora reintegrado por decisão judicial em recurso no Tribunal de Justiça) Moisés Alexandre Soares Santiago. O PT está preocupado. A volta de Joel à sua rádio já se desenhava para mudanças no primeiro escalão da prefeitura. Pior, teme-se, que por conta da disputa particular, a Rádio Nativa vire um canal, digamos assim, mais fiscalizador da atual administração. Será um desastre para a propaganda petista e em ano de eleições. Mais sobre este assunto, leia no blog www.olhandoamare.wordpress.com o artigo "Justiça devolve Rádio Nativa a arrendatários", postado no dia 01.12.2009 e "Eletrecista agora é diretor de Planejamento em Gaspar".
Clima
Saindo de Gaspar, mas sem sair dela, pois Gaspar é parte do mundo. O nosso futuro começou a ser desenhado na escandinava Copenhagen, na Dinamarca. Os líderes mundiais discutem as mudanças climáticas e assumem compromissos contra o aquecimento que nos amedronta, nos ameaça, nos inunda, nos soterra, nos varre, nos desabriga e nos mata. Para refletir, trecho do comentário de Martin Wolf, colunista do Financial Times, no 02.12.09. "A ciência que enfatiza a mudança climática é altamente incerta. Dados os riscos, nós temos que estar bastante seguros de que a ciência está errada antes de seguir os céticos. Quando soubermos que não está [errada], será provavelmente tarde demais para agir eficazmente. Não podemos repetir experimentos, tendo um só planeta".
Sorte
O vereador José Hilário Melato,PP, pode estar sendo bafejado pela sorte. A filiação do comunicador Alexandre José no PP e com a intenção de sair candidato a deputado estadual pela região está sendo tragado por um contrato que Alexandre renovou na semana passada com a RIC Record para continuar apresentando o "Jornal do Meio Dia". Nele, claramente, Alexandre abre mão de ser candidato. A RIC prefere a sua audiência. E Melato com isso respira no seu projeto.
Sem caixa
Gastando, mesmo com recomendação contrária do Tribunal de Contas do Estado, a prefeitura e Gaspar acaba de confessar que não tem dinheiro. Mas, só quase no fechamento das contas do exercício. Pelo menos é o que diz o decreto 3.688/2009, do dia 30 de Novembro e que "estabelece a limitação de empenho no âmbito dos órgãos do poder executivo municipal, e dá outras providências".Acorda, Gaspar
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).