15/01/2010
Compra de Votos I
Os autos com a denúncia e o inquérito da Polícia Federal sobre a possível compra de votos na eleição de Outubro de 2008 saiu do Fórum de Gaspar e foi parar no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, em Florianópolis. O despacho foi dado ontem pela Juíza Fabíola Duncka Geiser, que substitui o titular Sérgio Agenor Aragão na Vara Eleitoral de Gaspar. Isto aconteceu depois da manifestação neste sentido do promotor eleitoral Cristiano José Gomes.
Compra de Votos II
Estão envolvidos neste processo o prefeito Pedro Celso Zuchi, a vice Mariluci Deschamps Rosa e o vereador Jorge Luiz Wiltuschinig, todos do PT; o vereador Raul Schiller, do PMDB; e o Alfonso Bernardo Hostert, suplente do PV e hoje secretário da Agricultura. Eles não davam muita bola para este assunto (e que ainda pode dar em nada). Agora, estão preocupadíssimos. O blog "Olhando a Maré" vem acompanhando este assunto há muito tempo em primeira mão. Confira todos os detalhes no www.olhandoamare.wordpress.com
Aparelhamento I
Falta ou sobra água em Gaspar? Faltam competência, gerenciamento e respeito. Sobram politicagens, discursos e desculpas esfarrapadas. Nada mais. Falta água nas torneiras. O que o Samae, prefeito e sua vice queriam? O Samae é presidido pelo presidente do PT, Lovídio Carlos Bertoldi, zero de conhecimento no assunto. Tudo bem, se ele tivesse um especialista no seu lado e o ouvisse. E tem: nomeou a telefonista concursada Irodete Barbieri da Silva (esposa do secretário da Educação, Nivaldo da Silva), como Diretora Técnica do Samae. Outro zero, apesar da graduação em Administração. Então falta água, falta visão, falta planejamento, falta entender do assunto. Sobra aparelhamento, amizade, dúvidas, queixas e culpados (inclusive a imprensa livre e os munícipes). Queriam o que? Acorda, Gaspar.
Aparelhamento II
Por outro lado sobra água a cada enxurrada. Sobra água (e lama) dentro das casas, nas ruas, nas empresas, nas escolas; sobram prejuízos para as pessoas e à própria prefeitura. Sobram reuniões. Faltam planos, fiscalização, limpeza, prevenção, planejamento e respeito para com a lei e à natureza. Falta a ação técnica, especializada e de autoridade da Defesa Civil (tocada por uma graduada em Educação Física); falta o respeito ao Plano Diretor pelas secretarias de Planejamento, a de Obras e a Procuradoria, com o conluio da Câmara e dos vereadores, os quais aprovam modificações e até perdões para o clandestino e o irregular atrás de votos fáceis. Acorda, Gaspar.
Aparelhamento III
Quem é o responsável por tudo isso? Por mais que ele culpe São Pedro (e a água de Quarta-Feira realmente foi farta); os adversários (que não se têm de forma organizada por aqui); a falta de dinheiro (e que é verdade, mas pouco se faz para superá-la mesmo com as burras de Brasília abertas como diziam na campanha) é o próprio prefeito Pedro Celso Zuchi e sua vice, Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT. Eleitos, eles constituíram as suas equipes, os planos e as prioridades. Em muitos casos, todos constataram na Quarta, é apenas falta de limpeza de bueiros e tubulações. Acorda Gaspar.
Casa I
A notícia no portal do Cruzeiro do Vale era de que 12 famílias de Blumenau, desabrigadas pela catástrofe ambiental de Novembro de 2008, receberam novas casas construídas por Testemunhas de Jeovás, no Paraíso dos Pôneis, em Gaspar. Ai eu postei o seguinte comentário: "Quem tem competência, capacidade, humanidade, solidariedade e vontade, faz. O Cruzeiro do Vale, a Ric Record, o Ressoar, as Testemunhas de Jeová e tantos outros (desculpem-me pela possível injustiça) já fizeram. Enquanto isso os governos Federal, Estadual e os de Blumenau, Gaspar, Brusque e outros, nada. Só discursos, promessas e um culpando o outro. Quando chegar Agosto e Setembro, para a propaganda enganosa e às vésperas das eleições de 3 de Outubro, haverá inaugurações e palanques montados sobre a desgraça de cidadãos e cidadãs. Quando isso vai mudar?"
Casa II
No mesmo portal uma foto legenda dava conta que os andarilhos estavam de volta à praça. E eu comentei: "Andarilhos voltam à praça? Não. Voltam à entrada do prédio da prefeitura de Gaspar. Reincidentes: para beber e dormir sossegados. Isto mostra o quanto o patrimônio público está abandonado, como a assistência social não funciona, como dormem os homens públicos (lixo não é recolhido, falta água...). Quem não cuida da própria casa, pode cuidar da cidade e pedir exemplos diferentes para os outros? Acorda, Gaspar".
Gabinete
O ex-presidente José Hilário Melato, PP, escolheu o seu novo gabinete. Ficará ao lado do da presidência da Câmara de Gaspar e que agora é exercida por Kleber Edson Wan Dall, PMDB. É privilégio ou ares da continuidade do poder?
Curtas
Ontem e hoje estão sendo escolhidos os novos titulares do cartório e do registro civil de Gaspar. -x-x-x-x- Tem dono de posto de combustíveis de Gaspar e ativo na campanha eleitoral que ficou indignado com a presença de fiscais da prefeitura querendo saber dos impostos sobre a prestação de serviços. -x-x-x- Parece que aquela verba extra de R$400 mil prometida para o Hospital em discurso poderá ser mais uma versão da propaganda enganosa. A conferir. -x-x-x- A Acig pagou o projeto da Ponte do Vale. Até o fechamento desta coluna ela não tinha sido convidada para a solenidade de hoje de manhã na prefeitura.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).