09/02/2010
Não terminou
"Zuchi feliz com o desfecho. Prefeito comemora a improcedência do caso do Caminhão Pipa". Você se lembra desta manchete de jornal? Foi no dia 13 de junho de 2009. Pois é, pedenga jurídica não terminou. O assunto foi parar no Tribunal de Justiça e está nas mãos do Desembargador Vanderlei Romer para relatar. Este assunto se enrola desde 2004 após uma CPI que viu irregularidades num leasing que trouxe um caminhão pipa para a administração de Pedro Celso Zuchi e Albertina Deschamps. O caso chegou no dia 22 e foi no dia 25 de Janeiro foi distribuído para a Procuradoria Geral do Tribunal. Zuchi acha que é perseguição política. Leia "Caso do caminhão pipa não terminou. Está no Tribunal", de 7.02.2010, no blog www.olhandoamare.wordpress.com.
Ônibus I
Veja este título do press release postado no site do Município de Gaspar, no dia 27.01.2010, uma quarta-feira. "Prefeito de Gaspar conhece sistema de transporte público de Recife em comitiva da AMMVI". Pedro Celso Zuchi foi. Ao que parece já voltou e faz tempo. Até o momento em que fecho a coluna não há um release sobre os resultados, não há uma prestação de contas da viagem ou uma opinião do prefeito sobre este assunto. Não para a imprensa, mas para a população, a mais sofrida, a que usa ônibus, a que vai perder mais tempo no novo sistema e possivelmente gastar mais. Acorda, Gaspar.
Ônibus II
Primeiro Zuchi entrou tarde neste assunto, só depois que ele começou a pipocar na imprensa e houve a pressão de estudantes. Resumindo. Os ônibus intermunicipais - os de Gaspar, Ilhota, Brusque, Timbó, Indaial, Pomerode, Ibirama, Presidente Getúlio etc, - devem ir para a rodoviária de Blumenau ou se integrar no sistema de transporte coletivo daquela cidade. Não poderão mais parar no centro da cidade de Blumenau como faziam desde sempre. É para atenuar o caótico trânsito de lá. A decisão é do Seterb com apoio do prefeito de lá, João Paulo Kleinunbing, DEM, que tem autonomia para esta decisão.
Ônibus III
Este caso específico, mostra que estamos inseridos numa região metropolitana e como as decisões unilaterais de um município podem afetar outros. Defendo e poucos compreendem que, apesar da autonomia de cada município, é preciso haver integração nas políticas e ações entre eles nas áreas como transportes, segurança, obras de infra-estrutura, planejamento, saúde, assistência social, abastecimento de água, tratamento de efluentes, lixo, habitação, Defesa Civil entre outros.
Ônibus IV
E para encerrar. No release da prefeitura expedito no dia 27 de Janeiro, Zuchi afirmava: "Nossa preocupação é com os gasparenses que sofrerão muito com a mudança. Mas tenho certeza que juntos vamos encontrar a melhor alternativa". Ótimo. Falou como um estadista. Então qual a alternativa encontrada? E se não encontrou, por que? Hoje é dia Nove de Fevereiro. Só silêncio. Daqui a pouco acontecerá a mudança. Acorda, Gaspar.
Igualzinho
"A mídia e a oposição, em geral, acusam o PT de aparelhamento do Estado. O fenômeno real é o oposto: é o Estado quem aparelha os partidos, embora esse aparelhamento venha coberto de deliciosos chantillys de bons salários, influência nas licitações e descaradamente na corrupção desenfreada. Por isso, o PT já não é um partido da transformação". Esta é a opinião do filósofo, Francisco Oliveira, 76, em artigo especial para a Folha de S.Paulo, no Domingo, dia 7.02, nos 30 anos do PT, com o título: "PT, o suplício de uma saudade".
Mau cheiro
O Samae de Gaspar vai realizar a concorrência para a coleta e transporte do lixo em Gaspar, os quais sofrem pesadas críticas atualmente. Tudo é provisório, menos o aumento que foi de 38%. Mais detalhes, leia o artigo "Lixo de Gaspar terá nova licitação", no blog www.olhandoamare.wordpress.com. As propostas devem ser entregues e vão ser abertas no dia 10 de Março. O Edital é longo e complexo ( o que propicia confusão e impugnações). Ele está sendo detalhado por especialistas. Para um técnico em meio-ambiente e que leu o edital, já chamou a atenção o tal do transbordo ou a área que permita esta operação(?). No item 10.2.3.4, é permitido ao vencedor ter apenas a LAP - Licença Ambiental Prévia -, que é anterior a LAI - Licença Ambiental de Instalação - e a LAO - Licença Ambiental de Operação - a qual deveria ser exigida neste caso. Acorda, Gaspar.
Iniciativa
Quem nascer no novo Hospital de Gaspar já sairá de lá com a Certidão de Nascimento.A iniciativa é do cartorário Élcio Carlos de Oliveira. Ele afirma que já está implantando um terminal do cartório no Hospital para este serviço cidadão. Elogiável.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).