Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

09/02/2010


Não terminou

"Zuchi feliz com o desfecho. Prefeito comemora a improcedência do caso do Caminhão Pipa". Você se lembra desta manchete de jornal? Foi no dia 13 de junho de 2009. Pois é, pedenga jurídica não terminou. O assunto foi parar no Tribunal de Justiça e está nas mãos do Desembargador Vanderlei Romer para relatar. Este assunto se enrola desde 2004 após uma CPI que viu irregularidades num leasing que trouxe um caminhão pipa para a administração de Pedro Celso Zuchi e Albertina Deschamps.  O caso chegou no dia 22 e foi no dia 25 de Janeiro foi distribuído para a Procuradoria Geral do Tribunal. Zuchi acha que é perseguição política. Leia "Caso do caminhão pipa não terminou. Está no Tribunal", de 7.02.2010, no blog www.olhandoamare.wordpress.com.

Ônibus I

Veja este título do press release postado no site do Município de Gaspar, no dia 27.01.2010, uma quarta-feira. "Prefeito de Gaspar conhece sistema de transporte público de Recife em comitiva da AMMVI".  Pedro Celso Zuchi foi.  Ao que parece já voltou e faz tempo. Até o momento em que fecho a coluna não há um release sobre os resultados, não há uma prestação de contas da viagem ou uma opinião do prefeito sobre este assunto. Não para a imprensa, mas para a população, a mais sofrida, a que usa ônibus, a que vai perder mais tempo no novo sistema e possivelmente gastar mais. Acorda, Gaspar.

Ônibus II

Primeiro Zuchi entrou tarde neste assunto, só depois que ele começou a pipocar na imprensa e houve a pressão de estudantes. Resumindo. Os ônibus intermunicipais - os de Gaspar, Ilhota, Brusque, Timbó, Indaial, Pomerode, Ibirama, Presidente Getúlio etc,  - devem ir para a rodoviária de Blumenau ou se integrar no sistema de transporte coletivo daquela cidade. Não poderão mais parar no centro da cidade de Blumenau como faziam desde sempre. É para atenuar o caótico trânsito de lá.  A decisão é do Seterb com apoio do prefeito de lá, João Paulo Kleinunbing, DEM, que tem autonomia para esta decisão.

Ônibus III

Este caso específico, mostra que estamos inseridos numa região metropolitana e como as decisões unilaterais de um município podem afetar outros. Defendo e poucos compreendem que, apesar da autonomia de cada município, é preciso haver integração nas políticas e ações entre eles nas áreas como transportes, segurança, obras de infra-estrutura, planejamento, saúde, assistência social, abastecimento de água, tratamento de efluentes, lixo, habitação, Defesa Civil entre outros.

Ônibus IV

E para encerrar. No release da prefeitura expedito no dia 27 de Janeiro, Zuchi afirmava: "Nossa preocupação é com os gasparenses que sofrerão muito com a mudança. Mas tenho certeza que juntos vamos encontrar a melhor alternativa". Ótimo. Falou como um estadista. Então qual a alternativa encontrada? E se não encontrou, por que? Hoje é dia Nove de Fevereiro. Só silêncio. Daqui a pouco acontecerá a mudança. Acorda, Gaspar.

Igualzinho

"A mídia e a oposição, em geral, acusam o PT de aparelhamento do Estado. O fenômeno real é o oposto: é o Estado quem aparelha os partidos, embora esse aparelhamento venha coberto de deliciosos chantillys de bons salários, influência nas licitações e descaradamente na corrupção desenfreada. Por isso, o PT já não é um partido da transformação". Esta é a opinião do filósofo,  Francisco Oliveira, 76, em artigo especial para a Folha de S.Paulo, no Domingo, dia 7.02, nos 30 anos do PT, com o título: "PT, o suplício de uma saudade".

Mau cheiro

O  Samae de Gaspar vai realizar a concorrência para a coleta e transporte do lixo em Gaspar, os quais sofrem pesadas críticas atualmente. Tudo é provisório, menos o aumento que foi de 38%. Mais detalhes, leia o artigo "Lixo de Gaspar terá nova licitação", no blog www.olhandoamare.wordpress.com.  As propostas devem ser entregues e vão ser abertas no dia 10 de Março. O Edital é longo e complexo ( o que propicia confusão e impugnações). Ele está sendo detalhado por especialistas.  Para um técnico em meio-ambiente e que leu o edital, já chamou a atenção o tal do transbordo ou a área que permita esta operação(?). No item 10.2.3.4, é permitido ao vencedor ter apenas a LAP - Licença Ambiental Prévia -, que é anterior a LAI - Licença Ambiental de Instalação - e a LAO - Licença Ambiental de Operação - a qual deveria ser exigida neste caso. Acorda, Gaspar.

Iniciativa

Quem nascer no novo Hospital de Gaspar já sairá de lá com a Certidão de Nascimento.A iniciativa é do cartorário Élcio Carlos de Oliveira. Ele afirma que já está implantando um terminal do cartório no Hospital para este serviço cidadão. Elogiável.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.