Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

02/03/2010

Liminar

Perguntar não ofende. O que o pessoal do PT e da prefeitura que articulou e patrocinou a Chapa 2, impugnada por irregularidades perante os Estatutos; que concorreu e foi derrotada de lavada (a coragem de uns insinuou que foi apertada) às eleições para presidência do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Gaspar - Sintraspug -, vai fazer com aquela liminar que conseguiu na Justiça? Perdeu uma grande chance de esconder, escamotear e dissimular que está articulada de forma torta, desacreditada e sem forças por conta dos sucessivos erros que vem cometendo. Esse grupinho do poder teve um atestado que procurou, e foi dado na própria casa pelos servidores. Agora, falta o teste das urnas. Entretanto, há tempo para aprender a lição, se reorganizar e mudar. Leia o comentário "A derrota de Romilda é um aviso ao PT de Gaspar", postado na Sexta-Feira, dia 26.02.2010 no blog www.olhandoamare.wordpress.com. Acorda, Gaspar.

 

Ponte I

Ai, ai, ai. Então quer dizer que o problema da ponte Hercílio Deecke é um cano com vazamento? Não é a ponte que se deslocou e quebrou o cano com esse perigoso e sinalizador movimento? Não é a ameaça de ruir e até matar gente? Li e ouvi isso, uma estórinha da carochinha, a do vazamento do cano. Estou pasmo. O que se quer esconder? Se foi só um caninho do Samae, do Lovídio Carlos Bertoldi vazando, qual a razão para se limitar o peso dos caminhões sobre ponte? Sim, o prefeito Pedro Celso Zuchi, que quer trabalhar e não o deixam, perdeu, mais uma vez tempo para ver uma coisa insignificante dessas com os seus tontos assessores? A quem querem enganar desta vez? O Zé Povinho que mal se informa via propaganda panfletária e enganosa do partido? Ou esse pessoal quer dizer que este colunista, o blog "Olhando a Maré", esta coluna, o editor Gilberto Schmitt; bem como gente especializada no assunto, o jornal Cruzeiro do Vale, a Acig e muitas outras pessoas, entidades idôneas, responsáveis que vêm anunciando e se preocupando com soluções há tempo, devido ao estado lastimável e perigoso da ponte, estão mentindo? Acorda, Gaspar.

 

Ponte II

A voz do povo: "esse assunto da ponte é uma grande piada de mau gosto. Há anos que a pilha de laudos técnicos, atestando o mau estado da ponte cresce à custa do dinheiro público e nada se tem feito. Será que querem sustentar a ponte com a pilha de papelada até então gerada inutilmente? (Roberto Simas).

 

Ponte III

Esta é da caneta do homem que tinha voz e botava a boca no trombone, Rudnei Cavalheiro, na Rádio Nativa, de propriedade de Joel Reinert, engenheiro e hoje secretário de Obras de Gaspar. Rudnei, para quem não se lembra, fez o ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PSB, não dormir algumas noites, tramar o silêncio do trombone e dançar miudinho. Pregava mudanças e com o seu estilo foi um cabo que alavancou, intencionalmente ou não, Pedro Celso Zuchi e sua gente. "O atual secretário de Obras sabe muito bem que a ponte está caindo, pois quanto apresentava seu jornal, criticava a passagem de caminhão pesado sobre a ponte. Mas, agora que está mamando, faz vista grossa, pois a sua própria secretaria passa com caminhão, máquinas, etc... Aos amigos do Rei os favores da lei". Pois é. Pelo jeito, o Rudnei ainda não perdeu a embocadura do seu trombone. Acorda, Gaspar.

 

Ponte IV

O testemunho de quem entendia da ponte é claro (o outro que entende, Maurílio Schmitt, descarto-o, pela possível conotação política): "e o saudoso engenheiro Carlos Henrique Albrecht, fez um grande alerta: nada é mais importante para Gaspar que a ponte Hercílio Deecke. Se não agirem, levarão à sua queda", relatou no depoimento ao portal Cruzeiro do Vale sobre o caso, Mário Pêra. Será o que falta para o homem e essa gente trabalhar, sério, sem picuinhas em favor de todos? Aliás, a comemoração dos 30 anos do PT, em Gaspar, foi bem longe, escondidinha e para poucos. Na Cascata Petry. Auto-elogios e culpas desmedidas aos outros nos discursos e conversas. Tudo apropriado, depois de tantas cascatas. Em outros tempos, seria uma festança aberta, com fogos, para o povo e no centro da cidade. Acorda, Gaspar.

 

Ponte V

Mais detalhes deste imbróglio nos meus comentários no blog www.olhandoamare.wordpress.com Nele, novos pontos de vista sobre este polêmico e essencial tema. Acesse "Uma ponte doente e que precisa de todos para salvá-la", "Governo e silêncio do povo quebram a ponte de Gaspar" e "Governos e silêncio do povo quebram as pontes de Gaspar".

 

Vergonha

Vire e mexe falta médico especialista no plantão do Hospital de Gaspar. E ai toca para Blumenau. Lá, humilhados, doentes e necessitados, não são atendidos porque aqui, sabe-se agora, tem hospital. Foram os médicos que pediram uma vez na Justiça o fechamento do Pronto Atendimento. Assim ficou por três anos, mas longe deles reabriu moderno. E esta área médica continua sem controle e a causar mal estar para a comunidade, principalmente depois que a prefeitura fechou o CAR - Centro de Atendimento de Risco -, às noites, nos feriados e finais de semana, quebrando uma promessa eleitoral de campanha. Quando o Conselho e o grupo gestor do Hospital vão dar um basta nesta irresponsabilidade profissional? O diretor clínico do Hospital de Gaspar é ortopedista Fernando César Buschen, genro do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT.

 

Defesa Civil

A voz dos especialistas. O terremoto do Chile foi simplesmente 900 vezes mais forte do que o que se abate no Haiti. Num, as mortes podem chegar a 800. No outro, passaram de 230 mil. Por que? Porque no Chile há governo, há história de sismos, há regras rígidas para construção nova e ações nas emergências. Há efetiva prevenção, respeito à força destruidora do fenômeno natural e às vidas. Não há o uso político da Defesa Civil como aqui.

Comentários

Rafa
03/03/2010 08:25
Essa Ideli é uma mala sem alça, ela quer eh ser governadora e que se exploda a ponte e Gaspar o que importa eh morar em Floripa "de gratis".
Paulo Henrique Hostert
02/03/2010 22:07
Daqui a pouco quando acabarem as desculpas a administração municipal dos "cumpanheiros" vai querer culpar o terremoto no Chile pelos danos na Ponte. Esperemos para ver, cara de pau para isso eles já mostraram que tem.
observador
02/03/2010 12:31
Cadê a honorária gasparense ...ideli salvatti,ela nào tem um telefone direto com o lulla....o lulla já deu nosso dinheiro ...para Angola...para a Bolivia ...para o haiti e para gaspar nada !!!!! nada !!!! Essa Ideli é mais um caso para o Procon,de repente ficaremos sem ponte....este é o jeito petista ( zuchista) de governar.....BALSA À VSITA.....QUE VERGONHA !!!!!!NA PRÓXIMA ELEIÇÃO ELEJAM GENTE QUE FALAM MENOS ....E TRABALHEM MAIS !!! ESTE ZUCHI JÁ ERA !!!!!FORA ZUCHI !!!!!!!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.