Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

16/03/2010

Polícia x política I

Misturar polícia e política é um erro impróprio e irreparável que um governo pode cometer. Perde o próprio governo, os políticos, a polícia, os policiais e principalmente os cidadãos, cidadãos e as cidades. Ganham os bandidos e os espertos de todos os matizes. E esta é uma convicção pessoal, a qual me acompanha há muitos anos. Aqui neste espaço já a expressei de forma contundente. Não vou repeti-la (e abrange ainda à Saúde, à Educação e à Fazenda). Por consequência, o governo de Luiz Henrique da Silveira, PMDB, errou, foi leviano e irresponsável quando nomeou um deputado estadual, Ronaldo José Benedetti, PMDB, do Sul do estado, o seu secretário de Segurança Pública e pasmem, de "Defesa do Cidadão" (como se vê, mais uma propaganda enganosa). Benedetti, agora, está em campanha a deputado Federal.

 

Polícia x política II

A Segurança e a ação policial são premissas técnicas, algo de estado e impessoal. O Vale do Itajaí sofre com a deterioração da Segurança feita por políticos, seus jogos, limites e interesses. Veja o exemplo de Gaspar. A Delegacia de Polícia (que cuida também de Ilhota) acaba de receber mais uma viatura. Solenidade interna, política, com pompa e repetida, pois já havia sido feita em Blumenau dias antes, com a presença do Delegado Geral de Polícia, Maurício Eskudlark e do Delegado Regional, Rodrigo Marchetti. Mas, um carro? É preciso e se agradece muito. Entretanto, os policiais prometidos e necessários para investigação e prevenção de Gaspar e Ilhota? O que adianta ter carros se não se tem policiais para atender a população e produzir resultados à cidadania? Estão trocando medo, improviso e mortes por votos? A cidade e o Vale estão cada vez mais violentos e inseguros. É estatístico. É a realidade. Está se expondo ao fracasso a capacidade dos bons policiais. Uma vergonha.

 

Policia x política III

Aqui em Gaspar, o assunto também é antigo. No dia 31 de março do ano passado houve uma audiência pública patrocinada pela Câmara de Vereadores. E quem estava lá? O Comandante da PM, Coronel Eliésio Rodrigues e outras finas patentes regionais subordinados seus; Paulo Roberto Dias Neves, Diretor Geral da Secretaria de Segurança; Maurício José Eskudlark, Delegado Geral da Polícia Civil ; Ademir Serafim, então Diretor de Inteligência e Informática da Polícia Civil e que agora deve substituir Eskudlark que é candidato a deputado estadual; o delegado regional Rodrigo Marchetti; e o delegado da comarca Paulo Norberto Koerich entre muitos outros da Secretaria, bem como secretário regional de Desenvolvimento, Paulo França, PMDB, e que também hoje é candidato a deputado estadual. Ausente? O secretário Ronaldo Benetti. Aliás, se ele veio a Blumenau foi por ser obrigado e por exigência do governador. Gaspar? Nem para pedir votos, que fará por seus cabos.

 

Polícia x política IV

A audiência daquela noite ia morna, enrolada, discursinhos, silêncios comprometedores e chorumelas de gente receosa. De concreto, nada. Até que o presidente da Acig, Samir Buathem, esquentar o ambiente. Foi direto ao ponto. O Comandante da PM tentou se impor no autoritarismo, do tipo quem é você? Não deu certo com à falta de respeito para com a comunidade. Coronel e os demais ouviram. Conclusão. Com a Polícia Civil, no entendimento com o senhor Eskudlark ficou acertado a vinda de dez, repito dez homens. Efetivamente não veio um só. Depois de um ano veio cala boca: uma viatura. Discursos, palmas, promessas e tapinhas nas costas. E todos na comunidade, quietos, reféns de bandidos e de políticos a comandar a segurança pública. Como cobrar uma ação mais efetiva do nosso competente e profissional delegado Koerich se ele não tem efetivo para isto? Acorda, Gaspar.

 

Polícia x política V

Seria injusto se eu não mencionasse aqui que, provisoriamente, para amenizar a conversa tensa da audiência, a Polícia Civil deu uma "mãozinha"para Gaspar e Ilhota. Vieram seis policiais para uma "força tarefa". Mas eles já foram embora há muito. Nem mesmo uma delegada que ficou por mais tempo, se segurou por aqui. Esta história tem duas faces na falta de respeito com todos nós. A primeira é com a comunidade que paga os impostos e sustenta o aparelho de Segurança para proteção do cidadão e cidadã. A segunda é com a própria carreira técnica policial, a qual fica exposta e se subordina aos caprichos de um partido no poder, de um político que vira chefe e da sua busca de votos usando a estrutura de segurança. Está na hora de mudar este cenário. Gaspar merecia algo melhor no seu aniversário. Acorda, Gaspar.

 

Aniversários

A senadora e gasparense honorária Ideli Salvatti, PT, faz aniversário neste dia 18, junto com cidade. No ano passado, apesar da promessa na vitória de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ela se escapou e jurou que este ano estaria aqui no palanque para inaugurar obras e tapar a boca dos críticos. Obras? O calço da ponte Hercílio Deecke para ela não cair já? O muro da Rua Cecília Joanna Schneider Krauss? As casas dos desabrigados? A drenagem do bairro Santa Terezinha que se assinou quatro vezes? O Ifet que está atrasado há seis meses? O fechamento parcial do Car - Centro de Atendimento de Risco? A praça dos camelôs? A revitalização da barranca do Rio? O sistema de monitoramento por câmeras no centro? Novas empresas? Um distrito industrial e um pólo de informática? Os galpões do Jacaré? O calçamento da Rua Inês Baron? A compra de um carro pipa para o Macucos. O anel de contorno? Uma nova estação de tratamento de água? O sistema de coleta de esgotos? De concreto mesmo só a reabertura do novo hospital por iniciativa de um grupo apartidário bem como a drenagem e pavimentação das ruas João Barbieri e Lino Vicente Alberici, que também foi uma iniciativa particular. A Britagem Barracão (Antonio Assini) investiu mais de R$700 mil e o município pouco menos de R$300 mil para beneficiar 150 pessoas. Acorda, Gaspar.

Comentários

JC
22/03/2010 17:43
Caro Herculano. O que você quiz dizer com "Os galpões do Jacaré?". Você poderia me dar mais detalhes...
Favor não exibir...
observador
19/03/2010 12:53
ALGUEM POR FAVOR DIGA AO ++++++++GASPAR NÃO MERECE ++++++ QUE TÍTULO DE CIDADÃO É UMA HONRARIA OFERTADA A PESSOAS QUE NÃO NASCERAM NO MUNICÍPIO.POR FAVOR NÀO DEEM O TITULO DE CIDADÃO GASPARENSE AO ZUCHI.......A IDELI NUNCA MERECEU TAL HONRARIA,COISA DA DESVAIRADA MARILUCI .........
observador
19/03/2010 10:32
CARO JORNALISTA

CADA VEZ QUE POSTO UM COMENTÁRIO NA SUA COLUNA,A SUA RESPOSTA COMEÇA COM """"""""O LEITOR OBSERVADOR """'',A MINHA IDENTIDADE É SUPÉRFLUA NESTE CONTEXTO. O MEU NICKNAME,A MINHA ALCUNHA ,O MEU PSEUDONIMO É INSIGNIFICANTE,O QUE VALE É O CONTEÚDO DO MEU COMENTARIO VC PODE DISCORDAR,ATÉ ACHO SALUTAR,E PARA ISSO VC TEM UM JORNAL PARA RESPALDÁ-LO.SEM PEJORATIVOS ..
observador
19/03/2010 10:21
PARA JAISOM BARRETO..

CARO CIDADÃO,AGRADEÇO SUAS CONSIDERAÇÕES COM RELAÇÃO A MINHA MENSAGEM AÍ POSTADA.TALVEZ FUI MEIO """PROLIXO"" COM RELAÇÃO AO QUE DIZ RESPEITO ""''PARTE TÉCNICA """";DESCULPAS. EM SUMA O QUE EU QUERO DIZER É QUE O CONTRATO TEM QUE SER CLARO E TRANSPARENTE,SER CUMPRIDO EM TODAS AS SUAS VIRGULAS,SEM ADITIVOS OU SUBTERFUGIOS ,SENDO ASSIM NÃO TERÍAMOS QUE FAZER ENQUETE PARA SABER SE O """"A"""É MELHOR QUE O """" B"""",NA HORA DO EDITAL TODOS SE COMPROMETEM A DEIXAR A CIDADE LIMPA,MAS DEPOIS É O QUE NÓS JÁ SABEMOS.CUMPRA-SE O CONTRATO COM TODO RIGOR,E O PROBLEMA ESTÁ SANADO !!!! AGORA A LENIENCIA DO PREFEITO COM A EMPRESA ,ESTA É PREOCUPANTE;PODE SER ALGO NÃO REPUBLICANO !!!!!!
GASPAR NÃO MERECE !
19/03/2010 08:39
O QUE GASPAR ESTÁ ESPERANDO PARA FAZER UM MOVIMENTO PARA PEDIR DE VOLTA O TITULO DE CIDADÂ HONORÁRIA DESSA
PAULISTA, SENADORA, LIDER DOS MENSALEIROS IDELI ?

ESSA SENHORA DEVERIA SER A ULTIMA DA FILA A SER HOMENAGEADA COM TAMANHA HONRÁRIA ! ANTES DELA TEM MUITOS GASPARENSES E DA PROPRIA REGIÃO QUE FIZERAM MUITO MAIS POR GASPAR !

jaisom barreto
18/03/2010 16:00
Como pode o palpiteiro achar que ninguem poderá dar uma opinião sobre a coleta de lixo, pois é uma coisa tecnica.
Podemos tentar já que não temos bolinha de cristal e a coisa pública não é transparente.
Primeiro veja bem, você precisa saber diferenciar público de privado, quando não se presta conta se torna privado e esse pessoal ta tentando fazer do municipio uma coisa particular, se é que você me entende.
Segundo quem adminsitra a empresa da coleta de lixo deve saber muito bem o quanto de despesa da ter um caminhão e tres funcionários para realizar o serviço e quem contrata tambem para saber o quanto deve-se pagar.
Terceiro é só pega os devidos valores e realizar uma simples comparação e optar pelo que for melhor, se precisar realizar os calculos meu caro, me avisa que te ajudo.
Herculano
18/03/2010 13:14
O leitor que se identifica como Observador tem razão quando diz que tecnicamente não se é possível a um leigo escolher a melhor empresa coletora de lixo. Todava, a sua razão diminui quando é lícito perguntar a um consumidor qual o melhor produto ou o melhor serviço na avaliação legia dele, do atendimento, da satisfação. Todos fazem assim. O jornal fez com este propósito, acredito. Por derradeiro, só faço esta exposição como leigo e porque o comentãrio foi postado na coluna que eu assino e eu, nem a coluna não somos autores de tal enquete popular aos que têm acesso 'a internet
observador
18/03/2010 08:36
A ENQUETE DO LIXO NÃO É PERTINENTE,COMO UMA PESSOA LEIGA(A GRANDE MAIORIA) PODERÁ SABER TÉCNICAMENTE QUAL A MELHOR EMPRESA QUE PODERÁ COLETAR O LIXO ORGANICO ??//NEM VCS DO JORNAL SABERÃO DAR UMA RESPOSTA CALCADA EM EXAME TÉCNICO,NO MÁXIMO DARÃO UM PALPITE E SÓ !!!!
observador
18/03/2010 08:18
O ZUCHI VAI FICAR NA HISTORIA DE GASPAR,COMO O PREFEITO MAIS RELAPSO QUE GASPAR JÁ TEVE. QUE PENA !!!!GASPAR TINHA TUDO PARA DAR CERTO,FORTE IDENTIDADE COM A COLONIZAÇÃO EUROPEIA,MAS NÃO SEI O QUE ACONTECEU ????DEPOIS QUE O MST ACAMPOU EM GASPAR NA PRIMEIRA GESTÃO DO ZUCHI(PT) ....GASPAR NUNCA MAIS FOI A MESMA,NÃO DÁ PARA SE ADMITIR,GASPAR COMO CIDADE ONDE A VIOLENCIA AVANÇA A PASSOS LARGOS.. AINDA DÁ TEMPO !!! VARREDURA NOS LOCAIS DA VADIAGEM..... É POR AÍ QUE COMEÇA.....ZUCHI O ::::OPERÁRIO PADRÃO:::::: A IDELI NÃO VIRÁ,AGORA ELA SÓ QUER :::::LOVE ,, LOVE ,,COM SEU NOVO PAR, UM MILITAR.... DÁ-LHE IDELI !!!!!!!!!!
Carlinhos
16/03/2010 14:29
Aquela musica do latino bem que serviria para a administração do Operario n° de Gaspar, pois quinta vai ter festa lá no meu AP, não, não quer dizer lá para os lados do Barracão.

Pedro Celso RUIM vai inagurar a maior obra deste ano, só que vai inagurar uma obra de particular, será que o mesmo vai discursar.
Paulo Henrique Hostert
16/03/2010 13:49
Sugiro que as pessoas compareçam de camisas pretas em sinal de luto as comemorações de 18 de março!
alfredo silva
16/03/2010 08:46
Herculano você esqueceu de citar as novas lixeiras da praça!!!!!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.