Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

27/04/2010

Acig I


Fim da polêmica. A Acig ? Associação Empresarial de Gaspar ? tem um dos quatro assentos permanentes no Conselho Regional de Desenvolvimento da secretaria regional de Estado. Um assento é da Câmara, outro da Prefeitura e um do representante classista dos trabalhadores, hoje ocupado por Laércio Mortiz. A vaga patronal é da Acig, independente de quem for o presidente ou ela indicar para representá-la. A conquista foi do atual presidente Samir Buhatem e que está em fim de dois mandatos.

 

Acig II


O atual governo liderado por Pedro Celso Zuchi, Mariluci Deschamps Rosa e o ex-secretário de Turismo, Indústria e Comércio,  Rodrigo Fontes Schramm, do PT, manobrava para retirar a Acig e trocá-la pela Ampe, alinhada com o governo petista.  Defenderam a Acig, todos os sindicatos patronais de Gaspar e da região, o CDL de Gaspar e a Facisc ? a Federação das Associações Empresariais. O caso foi sacramentado na última reunião do Conselho da SDR e assim se evitou mais uma manobra aparelhamento político para o poder de plantão. Ganha Gaspar.

 

Frase


?Não vou votar e nem vou fazer campanha para ninguém do PT, nem que me oferecessem um ministério para mim. Vou detonar essa gente?. E parece que já começou. A frase é do ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PSB, partido que está alinhado no Brasil e em Santa Catarina com o PT. Este alinhamento retirou de Adilson qualquer esperança de ser candidato nas próximas eleições. O assunto, entretanto, divide o dividido PT de Gaspar. Há os que acham que isto vai alavancar Adilson, expor  e enfraquecer a candidata que preparam: Mariluci Deschamps Rosa. Outros apostam no ostracismo e na falta de palco para Adilson. Então, façam as apostas! Eu tenho um palpite. Adivinhem! Outros detalhes estão em ?Ciro Gomes e Adilson Schmitt são fios desencapados?? no blog www.olhandoamare.com


Diferença


Qual a diferença entre risível e rizicultura? Para o prefeito Pedro Celso Zuchi, do PT, nenhuma. Basta conferir a entrevista que deu por aqui sobre a possibilidade da Bunge montar em Gaspar uma indústria para fazer óleo de arroz. Mais detalhes, confira no blog www.olhandoamare.com, o artigo ?Bunge está fora de Gaspar. Políticos dão versões aos fatos?.


Calafrios


Depois daquela frustrada campanha propagandística ?Deixem o homem trabalhar?, o PT de Gaspar teme o rótulo de que  ele e a atual administração municipal sejam culpados pela saída da Bunge. A começar pela demora na reação e à falta de canais para esclarecer o assunto. Teme o PT que este rótulo cole na candidata Mariluci Deschamps Rosa que no passado se mostrou reticente à atração e concessão de incentivos fiscais para novas empresas. Do caso Bunge, todos vêm escondendo Mariluci propositadamente. Sabem como este tipo de assunto, mesmo bem explicado, causa estragos irreversíveis. Foi assim com Adilson Luiz Schmitt, PSB, na última campanha, quando culparam o ex-prefeito, indevidamente, pelo fechamento do Hospital. Adilson explicou, explicou, explicou, mas não adiantou. A esperteza, às vezes, é maior do que os próprios espertos.

 

Plano B


Falho o plano A de tentar deixar a Bunge por aqui, qual o plano B? Como Gaspar vai reorganizar a sua economia e o seu futuro? Há hora de chorar. Há hora de temer. Há hora de renascer, como a águia.Tudo que se decidir agora, só vai produzir resultados sócios econômicos em no mínimo quatro anos. Estão todos tontos. Este assunto não é para os políticos(e amadores) no poder de plantão. É para todos os capazes e de forma apartidária. Está em jogo o futuro da cidade. Chega de madrinhas e padrinhos. O hospital só reabriu porque um grupo de pessoas e entidades assim o quis, contra o ceticismo de outros, o jogo contra dos médicos e que persiste até hoje, bem como o uso da propaganda enganosa pelos políticos locais quando se virou o jogo. Acorda, Gaspar.
Divididos
O PT de Gaspar está dividido. É uma república de interesses, dúvidas, contradições e emoções. Há até os que acham que o prefeito Pedro Celso Zuchi está sendo enrolado por um grupo que o comanda. Alguns estão assustados com as sistemáticas gracinhas do secretário da Agricultura, Alfonso Bernardo Hostert, suplente de vereador pelo PV, partido que o quer expulsá-lo. A última eu contei em detalhes no blog www.olhandoamare.com, em ?Secretários de Gaspar amedrontam pré-candidato do PV?. Acorda, Gaspar.

 

Política


Freguês nos questionamentos pelo Tribunal de Contas do Estado, o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, acatando orientações externas que levaram a troca do seu secretário de Administração e Finanças, tomou o rumo de aproximação ?política? com o TCE para resolver os problemas técnicos. Há duas semanas, antes de ir a Brasília DF, Zuchi foi fazer uma ?visitinha? ao novo presidente do Tribunal, o gasparense Wilson Rogério Wan Dall (ex-deputado pela Arena, PDS e PFL). Mais: os vereadores do PT protocolaram e aprovaram congratulações ao novo presidente. O mesmo pedido Zuchi fez na reunião do Conselho de Desenvolvimento da secretaria Regional. Mais detalhes em www.olhandoamare.com ?Zuchi muda de conselheiros para salvar campanha do PT?.

 

Absolvidos.


Lembram-se de Rudnei Cavalheiro e o seu trombone na Rádio Nativa, de Joel Reinert (hoje secretário de governo do PT)? O alvo predileto era o ex-prefeito Adilson Schmitt, PSB. Adilson foi à Justiça pedir indenização por danos morais em 2007. Agora, saiu a sentença: improcedente. Ou seja, político no poder não gosta de críticas. Quem julgou foi a juíza Ana Paula Amaro da Silveira.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.