Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

25/05/2010

Dúvida
A permanência do procurador geral do Município, Mário Wilson da Cruz Mesquita, já é motivo de controvérsia entre alguns petistas gasparenses e de Santa Catarina. O caso ultrapassou as fronteiras. Alguns debitam a má imagem do governo à ação dele que sustentou e centralizou o governo de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa  a embates de força no judiciário, os quais agora começam a dar água. Outros, dizem que é bom não mexer nesse abelheiro, ou seja, ruim com o doutor Mesquita, pior será sem ele. O prefeito já foi advertido, inclusive, por cabeça coroada do partido, que ele está vulnerável na preservação do cargo. E não é pela possível compra de votos no Jardim Primavera e de cuja ação responde no Tribunal Regional Eleitoral.

 

Mudança
É um xiste, mas interessante. Alguém me disse que o PT de Gaspar que mudar o nome para PP 2. Ou seja, Partido do Prego. E ai eu perguntei a razão. ?É porque está só levando na cabeça?, responderam-me.

 

Pipa
O caso da compra do caminhão pipa, famoso no primeiro mandato de Pedro Celso Zuchi e Albertina Deschamps, absolvido por aqui recentemente e comemorado com manchete em capa de jornal, volta a julgamento hoje no Tribunal de Justiça. Autor e réus apreensivos com o desfecho da Apelação. O relator é o desembargador Wanderlei Romer. É uma disputa técnica, mas com desenlaces puramente políticos partidários. Será que haverá novas manchetes?

 


Tribunal
Quem também está de olho no movimento do Tribunal de Justiça é o ex-prefeito Andreone dos Santos Cordeiro, o atual Pedro Celso Zuchi (mas, referente ao primeiro mandato). Chegou ao desembargador  relator Hilton Cunha Júnior o inquérito que visa apurar suposta admissão irregular de pessoas, para prestação de serviços ao município de Gaspar (fatos ocorridos, em tese, entre jan/1.997 e set/1.999). São as famosas contratações dos cooperagentes na área de saúde e que até hoje gera muita controvérsia a partir do Ministério Público do Trabalho. Estão no mesmo barco o médico Odilon Áscoli,  Julita Schramm, Sérgio Hammes, Eunice de Fátima Boamorte, Maria de Fátima Rodrigues, Ludwig Xavier Schramm e Irineu José Ortúrio.   

 

Homenagem
Antes tarde do que nunca. E em vida. O florianopolitano de nascimento, blumenauense por adoção e gasparense honorário(mas de coração verdadeiro), Vilmar de Oliveira Schürmann,  68 anos completados no dia 22, está sendo alvo de várias homenagens por sua capacidade empreendedora e executiva. A sua marca maior foi a Ceval e a Seara. Agora ao turismo. Eu sou suspeito. Fiz parte dessa história dele na Ceval por quase 20 anos.

 

Os ricos
O IBGE divulga e constata. Cada vez mais há novos milionários no Brasil. E dizer que isso aconteceu justamente quando um operário foi presidente da República. A velha aristocracia está pasma e atrasada.

 

Acerto
O PT de Gaspar tenta reunir os cacos e formar um único bloco dentro do partido e do diretório. ?O inimigo está fora do partido (uma oposição por enquanto fictícia) e na parte da imprensa comprada?, alegam. O PT local, por orientação externa, está falando com os ?dissidentes? locais. E como compensação está sobrando cargos para familiares. É o preço da ?união? e do cala boca. Acorda, Gaspar.

 

Lei própria
?Show de irregularidades na doação de área verde ao INSS? é o título do artigo que está no blog www.olhandoamare.com, de ontem. É impressionante como se afronta ao legal.

 

Taxa ilegal
Esta coluna vai ainda virar um informe do Tribunal de Justiça, do Tribunal de Contas, da Justiça Federal relatando os julgados contra o município de Gaspar. O diretório do PPS  acaba de ganhar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a cobrança de determinadas taxas serviço sem a real contraprestação. A prefeitura queria fazer caixa, mas de forma ilegal. Cortaram o barato. Leia os detalhes em ?Tribunal diz que taxas em Gaspar são inconstitucionais?, publicada no Domingo dia 23  no www.olhandoamaré.com

 

Lixo
Antes tarde do que nunca. Depois de bater cabeça mais de um ano e os gasparenses pagarem a conta do aprendizado e da improvisação, finalmente uma luz sobre este assunto fedido. Veja esta notícia: ?Os servidores do Samae Rui Carlos Deschamps, Irodete Barbieri da Silva, Fernanda Gelatti e Daniel Fernando Cardoso visitaram na última sexta-feira (14) o sistema de coleta do resíduo orgânico e reciclável realizado no município de Curitiba (PR). Curitiba é referência entre as cidades brasileiras na implantação de programas de reciclagem e no manejo de resíduos sólidos.? Ufa. Faltou na comitiva o maestro desta ópera bufa, o presidente Lovídio Carlos Bertoldi.

 

Turismo
Em seis dias, o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, foi em voltou de Brasília, duas vezes. O turismo oficial tinha uma razão muito importante para os cofres de Gaspar: ser figurante na famosa marcha dos prefeitos. Mais detalhes em ?Ações ou turismo a Brasília. O que Gaspar ganha com isso??, no  Domingo, dia 23, no blog www.olhandoamare.com

Comentários

Herculano
28/05/2010 21:44
Em respeito ao comentário do leitor que se identifica como Sandro sobre o hospital: 1) nesta coluna não há nenhuma abordagem sobre o hospital; 2) disputa de poder e disputa política já levaram o hospital ao desastre e fechamento, se continuar esta toada outra vez, tudo se repetirá; 3) mas, se é para arrumar culpados neste campo, vale uma pergunta, ou seja, quanto a senadora Ideli Salvatti, PT, trabalhou e trouxe diretamente de verbas para o hospital (por enquanto só uma exigência feita via seu assessor Dias para que o ex-presidente da Acig, Samir Buhatem, se afaste do grupo gestor e ai vai se pensar em recursos federais); 4) as pessoas, humildes, fracas e doentes, precisam de todos nós, bem como do município que praticamente desativou o CAR, o estado e a união para suprir o hospital nas suas necessidades e assim atendê-las com capacidade técnica, diginidade e humanidade os que clamam por saúde, esperança e vida. Acorda, Gaspar.
Sandro Quintino Pereira. Gaspar.
28/05/2010 12:39
Em, respeito ao hospital, na minha opiniao, e sim, de responsabilidade do estado. Afinal de contas, somente o municipio nao pode e nem tem condiçoes de dar manutençao sozinho!!! Tem, que juntar as forças, como no inicio, da reinauguraçao. Ou, o estado quer tirar o corpo fora!!! Me desculpe, a sinceridade, o problema e que tem sempre tucanos na area. E, tucanos gostao e de atrapalhar. Ou, estou errado. E, outra questao, e de o mesquita sair da prefeitura, pra que tirar um jogador de talento do campo, pra desfalcar o time!! Tudo bem, que a outros de grande competencia. Mais, esse na minha opiniao, ja esta bem no padrao. O, responsavel de tirar o Mario Mesquita, pode se arrepender, e depois ter correr atras do prejuizo. E isso, e pessimo!!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.