Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

06/07/2010

Classificados I
Atenção prefeito, vice,  secretários, contador, procuradores municipais e vereadores de Gaspar! Um que vive errando e outro que não fiscaliza nada o que se faz de errado por aqui. O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina já abriu inscrições para XII Ciclo de Estudos da Administração Municipal. É para atualizar os conhecimentos e esclarecer as dúvidas sobre aspectos estratégicos e práticos da gestão pública municipal. O ciclo em Blumenau será realizado no dia 28 de Julho.



Classificados II
Olha só o que os participantes vão aprender. Os técnicos do TCE vão orientar os administradores públicos sobre o cumprimento dos limites constitucionais e legais para gastos com pessoal, educação, saúde e câmaras municipais, e sobre os procedimentos para remessa de dados pelo e-Sfinge - sistema utilizado pelo TCE para receber e analisar os dados sobre aplicação dos recursos públicos pelos órgãos fiscalizados. Será que o pessoal de Gaspar vai aprender de uma vez o que reluta em aplicar na prática? Acorda, Gaspar.


Proibidos I
Desde Sábado, os chamados ?agentes públicos? não podem fazer transferência de verbas; não podem nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, ex officio, remover, transferir ou exonerar servidor público, na circunscrição do pleito, até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito. Já os ?agentes públicos? candidatos não podem fazer pronunciamento em cadeia de rádio e de televisão, fora do horário eleitoral gratuito. 



Proibidos II
Os ?agentes públicos? também não podem autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta. Também a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos na realização de inaugurações não será permitida. A lei impede também  que qualquer candidato compareça a inaugurações de obras públicas. Você pode denunciar qualquer infração das relatadas ao promotor ou juízo eleitoral.



Proibidos III
O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, usou o site do município de Gaspar, na Sexta-Feira, dia Dois de Julho,  para anunciar que o governo Federal empenhou mais outros R$20 milhões para a Ponte do Vale e o Anel de Contorno. Disse que recebeu esta informação da senadora Ideli Salvati, PT, e que é candidata a governadora. No Sábado, o site oficial do governo Federal não registrava tal ?empenho? da nova verba no orçamento. Mais detalhes, leia: ?Começou a campanha. Ideli e Zuchi geram factóide e notícia?. No blog www.olhandoamare.com



Testemunha

olhandoamarherculanodomcioMD.jpg


O vereador Joceli Campos Lucinda, DEM, do Belchior, diz que eu errei quando escrevi afirmando que ele sabia de tudo o que aconteceu com a escavadeira hidráulica Case 998 e ficou quietinho na Câmara. Errei? Então para que não haja dúvidas, está ai a foto do vereador com a máquina no Gaspar Alto, exatamente quando ele ?investigou? o caso. A comissão que o Município criou para investigar o caso deveria convocá-lo. E ai vai se comparar o seu depoimento com que ele diz saber e não saber sobre o caso. Mais detalhes os leitores e leitores podem ter acessando www.olhandoamare.com  no artigo ?Secretário Joel Reinert está sendo fritado. Processo foi aberto?.



Números
Sucessivas reuniões extraordinárias. E ontem a Câmara de Gaspar aprovou  a redação final do Projeto de Lei que autoriza o remanejamento das verbas orçamentárias. Alquimia que poucos entendem. Os vereadores Luiz Carlos Spengler Filho, PP (e da base de apoio ao PT) e Claudionor pediram explicações em ofício ao Executivo. Afinal, elas vieram ou aprovaram a matéria sem isso? Por que pediram, então? Acorda, Gaspar.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.