Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

27/07/2010

Coincidências
Prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. No dia três de agosto, a Terça-Feira da semana que vem, será a abertura dos envelopes da ?famosa? concorrência 025/2010 e que já foi adiada por várias vezes. Modificações no edital e o não cumprimento dos prazos legais. Esta concorrência de mais de R$6,5 milhões é para se conhecer a empresa que vai fazer a Drenagem do bairro Santa Terezinha. Coincidentemente, no dia anterior, o Tribunal de Contas  analisa justamente o processo que aponta essas irregularidades que foram sendo sanadas ao longo do tempo, das denúncias e dos adiamentos. O relator é Herneus de Nadal.


Impugnação
A candidata a deputada estadual pelo PT de Gaspar, Mariluci Deschamps Rosa, continua com a sua candidatura impugnada e sem registro partidário. O silêncio do núcleo duro da campanha começa a preocupar os mais otimistas. Para a falta de registro partidário, a desculpa é de que ela estaria registrada com o nome de solteira. Boa. Mas consultando com o nome de solteira, a Justiça Eleitoral, eletronicamente, também não confirma a sua filiação. Mauro Antônio Prezotto,  é o advogado da candidata. Ele retirou o processo em carga do tribunal passou o final de semana debruçado sobre o caso.


Realidades
Temos uma única ponte sobre o Rio Itajaí Açú. Ela está ameaçando cair e a ponto  de provocar uma tragédia: a Hercílio Deecke.  Se não bastasse essa dúvida e agonia, fizeram um palanque eleitoral para produzir notícias e assinar papel (mais um entre muitos) para construir a nova ponte. E estamos precisando muito. Obra de verdade, mesmo, nada.  Detalhes? Leia em  www.olhandoamare.com ?Gaspar assina mais um papel e nada de obra de verdade?, de 23.07.10. Acorda, Gaspar.


Contas
Uma pesquisa no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina mostra que o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, está arrolado em 29 processos, incluindo os da primeira administração de 2000 a 2004.


Dúvidas I
Começou a guerra, a propaganda, a mentira para os mal informados e à miséria política. Na Sexta-Feira à noite, os noticiários das televisões, comedidos, anunciavam que a candidata do PT, Dilma Rousseff, abria oito pontos percentuais de vantagens sobre José Serra, do PSDB. Marina estacionava nos oito. Qual a fonte? O Instituto Vox Populi.  Horas, depois, na madrugada de Sábado, a Folha de S.Paulo mancheteava o empate técnico (com vantagem de um ponto para Serra). Marina subia. Qual a fonte? O Datafolha.


Duvidas II
Uma perguntinha sem sentido neste mundo de sacanagens. Qual dos dois institutos tem mais credibilidade técnica? Mas, o que isto importa neste jogo de marketing e propaganda, sabendo-se que a maioria dos eleitores são desinteressados, mal informados ou manipulados nas informações?  Para neutralizar a manchete do Datafolha, a esperteza antecipou algo melhor (sabe-se lá como em tão disparatado resultado) para neutralizar hoje a eventual disputa muito difícil entre ambos os candidatos. O que isso é diferente dos papeis que se assina como se obras de verdade fossem?


?Economia?
A secretaria de Desenvolvimento Social (nome pomposo para assistência social)  de Gaspar deixou de funcionar por uma semana. É isso mesmo. Os problemas sociais (e que são muitos) do município ?pararam? num passe de mágica. Na verdade economizaram tempo e dinheiro. A promotoria e o juizado deveriam ficar de olho nisso. É que a secretaria usou a semana passada para fazer mudanças e ir para as novas instalações do Gascic. E o que os mais necessitados, de todos os tipos, têm a ver com isso? Acorda, Gaspar.


Suspensa
Enrolada no tempo, a concorrência 05/2010 para a compra de softwares de gestão  pública para a prefeitura de Gaspar foi suspensa. Uma decisão judicial (025.10.003245-6) assim determinou. Mais detalhes no www.olhandoamare.com em ?Gaspar adia outra vez a licitação de softwares de gestão?, de 20.07.10


Sem rua
A Rua Cecília Joanna Schneider Krauss continua fechada há 14 meses ao povo e é um beco para poucos, numa afronta à lei, tudo sob patrocínio do Município de Gaspar. Há um ano o caso está na Justiça.


Esclarecimento
Amanhã deve ser publicado o acórdão do julgamento do Tribunal de Contas que perdoou a multa do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, no caso antigo e polêmico do Caminhão Pipa. O acórdão deve trazer a absolvição total do prefeito no caso como ele e seus advogados anunciaram e comemoraram há 15 dias por aqui. Se isto aconteceu, faltarão igual trabalho e decisão no Tribunal de Justiça para a mesma finalidade.

edição 1215

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.