Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

17/08/2010

Acácio prefeito I
Se é para avacalhar, eu vou até esculachar mais do que o avacalhador geral da nação, o Macaco Simão, da Folha. Acácio Schmitt para prefeito de Gaspar. E para vice? O doutor Aurélio Marcos de Souza. O Acácio está na fila, Aurélio! Espera. Ele quase foi o vice do Nadinho (e o Nadinho perdeu por 92 votos. Bem feito para ele e o poderoso PMDB que ainda se acha). Chega de especulação. Nada de Paca, Adilson, Julinho, Althoff, Wan Dall, Melato, Rampelotti, Tereza, Vile, Grimm, Buhatem e outros tantos. O homem acordado é o Acácio. Este sim, ?nunca pára de trabalhar?.  Ganhou mais uma  no Tribunal de Contas (veja no blog). Chega. Ponto final. Acácio para prefeito em 2012.

Acácio prefeito II
Acácio é o único que consegue bater o PT do Décio, da Ideli, do Eccel, do Zuchi, do Lovídio, do Lula, da Dilma, do Doraci, da Julita, do Rodrigo, do Soly, do enjeitado Aldo Avosani e do Mesquita. Ele é um monstro. É uma máquina. Tira o sono de qualquer um (ou seja: só de um qualquer). É ele, que há dois anos não deixa o homem trabalhar aqui (agora, descobre-se, não deixa-o dormir também). Acácio e aquele advogado de porta de cadeia (segundo o PT daqui), o doutor Aurélio. Que dupla, heim? Imbatível! E eu cego. O povo  de Gaspar cego. Só mesmo o Mesquita para esclarecer tudo isso para nós e o povo gasparense. Luz nesta escuridão! Faça-se a Luz. Acácio para prefeito de Gaspar.

Acácio prefeito III
O que eu não entendo mesmo é porque esses iluminados do poder de hoje como o Lovídio, Rodrigo,  Doraci e o Mesquita ficaram tanto tempo reféns do Acácio e do doutor Aurélio. Desconfio até, que inteligentes que são, estavam fazendo de tudo para inviabilizar a candidatura do Acácio e do doutor Aurélio. Gênios. Mas, tanto tempo para essa tarefa menor com frangotes como eles classificam os dois? Agora, finalmente, relaxaram e gozaram. Então, não me venham com chorumelas e outros nomes.  Acácio, para prefeito. Aurélio, vice. Não arredo meus pés. E pronto. 

Acácio prefeito IV
Reconheceram que o Acácio e o doutor Aurélio Marcos, com ajuda estratégica e intelectual deste colunista, blogueiro e do Gilberto são perigosos, são adversários do PT e da atual administração, da cidade, dos cidadãos e das cidadãs. E por que? Porque são melhores preparados do que eles, talvez. Governam e desgovernam. Será? Melhor que a atual equipe, parecem ser mesmos. E quem atestou isto publicamente? O prefeito e o senhor Mesquita nos discursos e explicações na Bunge e na reportagem do jornal que carregam por ai debaixo do braço para distribuir como se santinho fosse e se justificarem diante das queixas dos munícipes.  Então: acorda, Gaspar. Chega de especulação. A oposição já existe. É a melhor de todas. Atestada pela Situação. Então, Acácio para prefeito e o doutor Aurélio para vice. Tem o meu apoio. Vou distribuir santinho, segurar bandeiras e gritar o nome deles por ai. Está decidido.

Acácio prefeito V

E quem é Acácio? É da Farropa. Legítimo. Quer melhor? Era a Marinha dos anos 1960. O pai é nome de rua por lá. Sabe driblar. Foi jogador e dirigente do Tupi, o índio (Paraguaio) mais querido. Trabalhou com o Paca durante 20 anos. Então entende do riscado. Foi do MDB, do PDC, PMDB e está no PSB. Foi suplente e vereador. Trabalhou para o Hostins, o Nadinho e o Adilson, onde foi secretário de Obras. Olhe bem, de obras! Construiu, desentupiu, aterrou, abriu, fechou e nenhum processo. Resumindo. Desta vez não tem: Acácio prefeito, doutor Aurélio vice. São os melhores. Uma acácia. Um mestre. O PT que vá se danar (era outra palavra). Vive de reuniões e não trabalha por causa deles (apesar do novo out-door). Então, Acácio neles.

Acácio prefeito VI
E esse vice que dizem ser um rábula? O Acácio logo me explica: ?é preconceito puro doutor, é discriminação odiosa. Eles não podem ver pobre se dando bem. É baixaria. Acham que só pode ser doutor quem nasce bem, com um sobrenome Schmitt (ah, o Acácio tem sobrenome de nobre, então?), Schmitz, Spengler, Bornhausen, Beduschi, Schramm,  Schneider, Zimmermann, Deschamps, Gaetner,  Hostin, Bohn, Krause, Fontes... Entende? Agora, Souza, Silva, Santos e Martins não é sobrenome, doutor. É um final qualquer?. Ah, entendi. É reserva de mercado?  Então vamos misturar isso tudo: um Schmitt já sem sangue puro e um Souza qualquer. Acácio para prefeito e o doutor Aurélio para vice. Não mudo. Estou surdo a outros apelos.

Acácio prefeito VII
Agora para vice será a vez do filho do seu Campina. Daquele que trabalhou como operário na Círculo e na Plasvale para pagar a faculdade de Direito. Daquele que ainda advogado estagiário colocou primeiro o PT e depois o Adilson de joelhos. Apontou o erro e assim abriu o olho do ex-prefeito, que foi grande, que não o enfrentou e o trouxe para o seu lado para ajudá-lo ao invés empregar um puxa-saco, um do partido. O doutor Aurélio foi o seu protetor fiel, leal, canino, profissional, capaz, competente, seu procurador geral, mesmo sem experiência dos que o humilham hoje. Nada de processos. Por isso Adilson trabalhou e não perdeu o sono (pelos processos administrativos, só por aqueles da gritaria).

Acácio prefeito VIII
E pensar o ?casamento? de Adilson e do doutor Aurélio começou num velório no Braço Baú, na Ilhota. E parece que quem está num velório é o pessoal da atual administração municipal (que está trabalhando como nunca. Nunca?). E não sabem quem estão velando. Colocaram o caixão no centro da sala, mas não abrem a tampa com medo de que eles próprios se vejam lá dentro. Ui!

Acácio prefeito IX

Voltando e encerrando. Adilson perdeu o mandato, é verdade. Mas, porque gritava, falava demais e não se orientava (com o doutor Aurélio). Não por ter processos por erros administrativos. Chega de explicações. Não insistam. Estou decidido. A minha esculhambação é bem melhor: Acácio prefeito. E o doutor Aurélio (o dono do PPS aqui, muito mais atuante que todos os vereadores juntos na fiscalização da lei e da atual administração) para vice. Ele é, hoje, disparadamente melhor do que um importado. Acorda, Gaspar. Mais detalhes, acesse www.olhandoamare.com e leia ?Zuchi lança Acácio e Aurélio Marcos Para prefeito e vice?. É campanha integrada. Antecipada. Violando a lei. E para valer.

 

edição 1221

Comentários

Herculano
18/08/2010 14:50
Rosalena e Alexandre.
Em nenhum momento afirmei que essas famílias eram ricas ou poderosas e por isso "perigosas", mas tradicionais, conhecidas, influentes (em seus tempos e círculos) na nossa comunidade de ontem e de hoje. Ah, esqueci os Wanzuitt, os Schmalz... e muitos outros.
Rosalena Wanzuitt da Costa
18/08/2010 14:00
Olá Herculano.

Sempre gosto de ler os comentarios feito por voce.
Ontem fiquei surpresa no que li.
Não gostei nada de voce colocar sobrenomes de familias de Gaspar.
Tenho muito orgulho de fazer parte da familia Zimmerman.
Meua Avô Hercilio Fides Zimmermann sempre foi um homem que batalhou muito para poder criar 13 filhos. Filhos esses que voce conhece alguns. Minha mãe criou meus tios pois meu avô ficou viuvo muito cedo. Minha tinha a mais nova tinha apenas 3 anos. Gosto muito de sua matérias mais realmente voce não deveria fazer essse tipo de cometarios.Também não desbereço o Acacio pois acho que ele é um grande homem, independente de onde veio.
Conheço o Acacio desde que me tornei gente como falamos.
Sou natural daqui também.
O Acacio era um grande amigo de meu tio Paulinho. Para Finalizar só gostaria de dizer que nossa Familia a Zimmermann também é de familia humilde e teve que batalhar muito.
Se todos estão com filhos formados,netos é por ter trabalhado muito e principalmente fomos sempre pessoas do bem.
Alexandre Bohn
17/08/2010 11:08
Prezado Senhor Herculano!

Sobrenome não faz ninguém ser melhor ou pior. Há casos e casos. Vou aqui falar em meu sobrenome. A família BOHN, graças a Deus e a criação que passou de geração em geração, se destacaram e são até hoje reconhecidos. O sr sabe da história da família BOHN desde o começo?
Como é de Vosso conhecimento, a família BOHN em Gaspar se destaca, nas atividades musicais. O sr Eurides Poli foi o primeiro maestro da Banda São Pedro, sendo seguido por meu tio Egon Bohn e posterior meu Pai João Batista Bohn, e hoje quem comanda é o Sr Jackson. Varios parentes sempre prestaram serviços a comunidade gratuitamente.
Não desmereço Acácio (aquele que nasceu e cresceu na Farropa, aliás nesse bairro a maioria são pessoas de bem), e me orgulho em ter trabalhado com ele pois é batalhador e honesto.
Aurélio é outra pessoa batalhadora e chegou onde chegou, tendo vindo de origem humilde.
Para finaliza a família BOHN também é de origem humilde trabalharam na roça e assim como Acácio e Aurélio, chegaram onde chegaram por merecimento. E quem sabe, outros sobrenomes citados acima também vieram de origem humilde, e com esforço alcançaram o exito?

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.