14/09/2010
Pesquisa
Uma pesquisa do PT regional aterrizou na mesa de alguns próceres do partido em Gaspar. Foi na semana passada. A maioria dos companheiros, aterrorizada, duvidou dos números. Outros se desesperaram. Todos, indistintamente, tinham culpados. E até traçaram planos para calar a imprensa insurreita, inclusive na Justiça. Não eles próprios, naturalmente. A ordem agora é virar o jogo. Agora? Acordaram? Pode ser tarde.
Avaliação
Outra constatação. Não conseguiram colocar no bolso e na bolsa todos os meios de comunicação da cidade e determinados colunistas. Acham que isso pode estar influenciando o resultado da pesquisa. Será? Ao invés de procurar chifre em cabeça de cavalo, não seria melhor olhar para a própria cabeça? Anunciaram padrinhos, madrinhas e canais com Brasília para obras e dinheiro e de lá. De concreto? Quase nada, a não ser os factóides e propaganda enganosa (esta sim desmantelada pela imprensa livre). O povo, mesmo enrolado, não perdoa a comunicação de pelêgos.
Todos na rua
A coisa está tão feia, que o brusquense chefe de gabinete Doraci Vanz, resolveu ele próprio sair do gabinete para fazer contatos na cidade em busca de votos, como nos tempos da campanha de 2008.
Foto
Por segurança, uma foto foi estrategicamente distribuída por aqui. Ela será usada depois campanha para cassar um candidato a deputado estadual (se ele se eleger, é claro. Agora, pode levá-lo à promoção). Ele foi pego pedindo votos num evento oficial patrocinado pela prefeitura. E não é a primeira vez. Há também fotos de tabuletas em parques, árvores e áreas públicas que a legislação não permite. Há também o uso de logomarcas da cidade em material de propaganda política e uso da internet oficial. O festival de irregularidades é grande. Lei? Só para os adversários. Acorda, Gaspar.
Ilegal
Candidatos do PT pedem votos nas secretarias da prefeitura de Gaspar. E como fazem isso? Sob o disfarce da visita despretensiosa para ?conhecer? a repartição ou dar um ?abraço? num conhecido de ?longa data?, conhecer um companheiro que ?ouviu? falar lá em Brasília, lá em Florianópolis. Pode? Pode. Também está tudo documentado.
Balde
Depois do sucesso de audiência por aqui do quadro ?Chutando o Balde?, gravado no Bela Vista pelo radialista Alexandre Pereira da Ric-Record de Blumenau, ao programa ?Meio Dia?, de Alexandre José, um outro foi abordado no Belchior Central. E por quê? É que repentinamente a prefeitura de Gaspar mandou para lá uma força-tarefa para refazer o calçamento. Quando o pessoal do paço soube da desistência da Ric em função disso, também desistiu de continuar o serviço. Resultado: Belchior ficou mais uma vez abandonado. Está claro. Só a imprensa tem força para ajudar a comunidade a se livrar do sono dos administradores. Acorda, Gaspar.
Ideia Fixa I
Sob este título, a colunista da Folha de São Paulo, Eliane Cantanhêde, escreveu no dia 29 de agosto. Parece coisa feita para Gaspar no que toca a imprensa. Repare. ?De Lula: ?Eu acho que o empresariado aprendeu muito, o governo aprendeu muito, os sindicalistas aprenderam muito. Acho que a imprensa vai precisar aprender um pouco ainda, porque nunca vi gostar tanto de notícia ruim?. Tradução: ele ?deu um jeito? nos que poderiam incomodar. Deveria ter incluído bancos, movimentos sociais, a direita e a oposição. Botou uns no bolso e todos no seu devido lugar: o lugar de dizer amém?.
Ideia Fixa II
Prossegue ela: ?Só não conseguiu ainda ?ensinar? a imprensa. Mas avança nessa direção, depois de arrastar Dilma para a Presidência e os aliados em massa para os governos estaduais e para o Congresso, onde a previsão é de uma maioria como nunca antes neste país. Exceto com a Arena, na ditadura. Os escândalos contra tudo e todos surgiram da parceria do Ministério Público, da imprensa, de funcionários exemplares (ou contrariados) e do PT, até desembocarem em CPIs. No poder, o PT tentou explodir os velhos parceiros. E as CPIs??
Ideia Fixa III
Já no primeiro ano, 2003, o PT lançou a Lei da Mordaça contra o MP. Depois, o Conselho de Jornalismo contra a imprensa e, por fim, o projeto contra funcionário que fala ou vaza documento. Não vingaram, mas devem estar adormecendo por trás das investidas de Lula.Ele é um fenômeno sob vários aspectos. Tem 80% de popularidade, sua candidata caminha para comemorar uma votação histórica, e o novo governo vai assumir com a perspectiva de mais de 7% de crescimento econômico. Logo, com tudo para dar certo. Basta não errar?.
Ideia Fixa
?Em vez de estar leve, feliz, deliciando-se diante da estrondosa vitória que se avista, Lula está armado, atiça os cães da internet e mira a imprensa, para desqualificar o último reduto do contraditório, da crítica, da investigação. O que pretende com isso? Unanimidade? Nelson Rodrigues dizia que a unanimidade é burra. Em política, tende a ser perigosa. Bem não faz, e pode fazer muito mal. Inclusive subir à cabeça?. Em Gaspar não só pretende a unanimidade, mas o silêncio da imprensa livre e investigativa.
EDIÇÃO 1229
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).