Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

21/09/2010

Pesquisa
E agora? A RBS divulgou a pesquisa do Instituto Mapa. A senadora e gasparense honorária Ideli Salvatti, continua patinando em terceiro. Bem diferente do e.mail que a prefeitura de Gaspar espalhou de forma propositada e ilegal entre a companheirada com dados falsos, colocando-a em segundo lugar. Como se vê, esse pessoal entende bem mesmo é de propaganda enganosa e de burlar a lei. Ou vão comprar votos dos pobres, mais uma vez, para atingir os objetivos do poder? Por que gente no comício de Sábado, importaram até pai de comissionado para fazer número. As fotos são de assustar.

Abuso
Primeiro foram proibidos os muros lambuzados de cartazes e pichações. Depois foram os postes e árvores cheias de tabuletas. Ai, vieram as camisetas, bonés, calendários, batons, calcinhas, pulseiras, leques, réguas, canetas, cadernos, borrachas, cinzeiros, lenços, porta documentos, etc. Há pouco foi proibida a propaganda nos out-doors. Está na hora da Justiça Eleitoral olhar o abuso nas placas que infestam o nosso belo visual urbano e rural. Há notícias de que um só candidato em Santa Catarina foi capaz de mandar produzir nove mil delas, repito nove mil. Não é uma concorrência desproporcional?

Convite
Depois do sucesso (apesar da inveja e tentativas de boicote) da Noite de Gala de Gaspar e que reviveu os bons tempos dos longos e smoking, promovido pelo Cruzeiro do Vale, o PT local procura um parceiro para promover a Noite de Gala do B, como se ela fosse a primeira e oficial. E dizer que tem gente sem iniciativa, capacidade e criatividade que se submeter ao risível, disposto (por dinheiro) a este serviço temporário para o poder de plantão. Acorda, Gaspar.

Realização
Olhei o panfleto de um candidato a deputado estadual. Estranhei que entre as grandes ?obras?  para a nossa comunidade não estava lá o tal muro, fechando a Rua Cecília Joanna Schneider Krauss, no bairro Sete. A rua foi interrompida há mais de um ano ao povo, virou um beco  só para beneficiar meia dúzia de amigos. Acorda, Gaspar.

Santa Terezinha
Assinaram a ordem de serviço para a drenagem do bairro Santa Terezinha. Ufa! É o quinto anúncio de assinatura para esta obra. Tudo pela propaganda. Só para criar factóides para gerar divulgação e alavancar por aqui, candidatos do PT em época de eleição. Obra que é bom, nada. E para começá-la é preciso liberar dinheiro. Ou o empreiteiro vai financiar o PAC para o governo Lula? Cadê a liberação da grana? Esta obra ainda vai se enrolar até 2012 às vésperas da campanha de prefeito. Guarde isto e confira mais tarde. Acorda, Gaspar.

Acorda, Belchior

O bairro está tão abandonado que nem as simples capinação e roçação nas margens das estradas são mais feitas. Tem gente com saudade do Dinho (o ex-vereador Pedro Waldrich, PMDB). No tempo em que ele encarregado da Secretaria de Obras no Belchior, isto não acontecia.

Dilma e Erenice Lá I
Não há na imprensa séria  e independente sentimento diverso de que a Casa Civil da presidência da República é a casa da corrupção, herança de José Dirceu (o pai do PT de resultados). No Sábado, dia 18, encontrei na Folha de S. Paulo, um artigo do colunista Fernando de Barros e Silva com o título ?Painel do leitor?. É algo esclarecedor e que muito serve à nossa Gaspar, também governada pelo PT. Aqui ele não sabe o que fazer para se ver livre de uma pequena e resistente imprensa séria, investigativa e comprometida com a comunidade.  Compartilho a opinião de Fernando com os leitores e leitoras da coluna.

Dilma e Erenice Lá II
?Recebo de um jovem estudante de ciências sociais da USP, eleitor convicto de Dilma Rousseff, e-mail intitulado ?Vergonha?. O texto que vem abaixo é curto: ?O que vocês estão fazendo é vergonhoso! Criminoso! Onde vocês querem chegar com isso??.Talvez pudesse responder que a mensagem teria melhor destino se fosse encaminhada, desse mesmo jeitinho, não a mim, mas a Israel Guerra e à sua mãe, a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra. Seria, de qualquer forma, ocioso: quem quiser ver sabe muito bem aonde eles queriam chegar com isso.?

Dilma e Erenice Lá III
?A máquina de corrupção do PT não é invenção de jornalistas a serviço da direita. Com variações, esse mesmo argumento escapista (e moralmente baixo) foi usado por petistas no mensalão, nos aloprados, na violação do sigilo do caseiro... Há agora um fato: o filho da ministra que cresceu à sombra de Dilma Rousseff fazia tráfico de influência e tinha cúmplices, entre eles um sócio, dentro da Casa Civil.?

Dilma e Erenice Lá IV
?Incapaz de negar objetivamente o tráfico de influência, Erenice retomou a tese da conspiração na sua ?carta-testamento?, onde acusava a imprensa de atuar em favor de um ?candidato aético e já derrotado?. Isso certamente não é tudo. Na outra ponta, duas cartas no ?Painel do Leitor? de ontem chamam a atenção. Uma delas diz que ?as oposições têm a segunda chance de punir o mensalão?; a outra sugere que o PT ?deveria ser o primeiro a pedir o impeachment de Dilma?.? Agora, a minha conclusão: nada vai mudar porque no Brasil não há Oposição estruturada e nem o PT vai se auto-punir, purificar e resgatar o seu discurso ético que levou milhões de eleitores e eleitoras a acreditar que ele significava uma mudança na então sujeira da política brasileira (e que não chegava aos pés do que desvenda agora por todos os cantos). Então, tudo pode piorar.

edição 1231

Comentários

Odir Barni
21/09/2010 10:38
Caro Herculano, como vou pouco a missa, não abro mão de assistir pelas emissoras de tvs. No último domingo o Evangelho falava que não se pode servir a Deus e ao dinheiro ao mesmo tempo. O Arcebispo de Aprecida bateu firme: fazem denúncias contra a pedofilia e estão usando Deus para se promover. Era muito bom esses papa-hóstia, fazer uma reflexão antes de subir o morro de igreja. É bom que reflitamos, não somos perfeitos, agora, usar Deus para se promover é um pecado mortal!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.