24/09/2010
Fiscal
Comissionado em Gaspar ? cidade onde não queria trabalhar; seu carro particular, emblemado com o seu candidato padrinho da vaga aqui; ele está em nova função. Dentro do seu carro ? talvez para não se expor -, vive fotografando placas dos adversários políticos instaladas na cidade. Finalmente está trabalhando: é fiscal de campanha política.
Persona non grata
O secretário de Agricultura de Gaspar e suplente de vereador pelo PV, Alfonso Bernardo Hostert, indignou-se com os posicionamentos dos líderes do Bairro Bela Vista. Acha ele que, todos devem ficar quietos, bater palmas e apoiar a atual administração de Pedro Celso Zuchi, PT, e seus candidatos. Para Afonso, o bairro está uma belezura. Mais: para ele tem gente reclamando demais. É politicalha. Como? Os líderes discordam frontalmente, apontam as promessas não cumpridas da campanha de Zuchi e do próprio Afonso, o abandono, as perseguições e o caos urbano do bairro. Os dirigentes da Associação de Moradores do Bela Vista pensam que o secretário está fora do eixo ou então ele deve ser declarado ?persona non grata? por nada fazer pelo seu bairro, impor candidatos dele e ainda querer calar as vozes locais para salvar a sua ?teta? na prefeitura.
Propaganda
Está na hora da Justiça Eleitoral contribuir para melhorar o visual das cidades. Este festival de placas nas calçadas, praças e canteiros definitivamente não se harmoniza com urbanidade e limpeza. Além disso, há clara desigualdade de competição entre a grande maioria dos candidatos.
Excursão I
No dia Oito de Setembro, o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, anunciou mais uma excursão a Brasília DF, conforme nota da própria prefeitura para a imprensa. Era para participar da reunião do PAC II. Além dele, foram para lá a secretária Patrícia Scheidt; o presidente da FME, Renato Zimmermann; a diretora de ensino infantil, Patrícia Helena dos Santos; e a superintendente de Saúde, Honorina da Silva. Esta notícia, por aqui, repercutiu mal. Muito mal entre os contribuintes. O pessoal da prefeitura, como sempre, ficou tiririca (opa!) com os que não babaram à notícia na imprensa como se fosse um grande feito do governo gasparense, o ato de viajar para a Capital Federal.
Excursão II
O que esse pessoal foi fazer lá? Foi à uma espécie de escolinha do Professor Raimundo. Como diz a própria nota, foi ouvir, é isso mesmo, foi ouvir ?explicações do funcionamento e quais os procedimentos para o encaminhamento de projetos no PAC II?. Brincadeira? Isto não pode vir via fax, e.mail, vídeo-conferência? É preciso gastar passagens caras para Brasília, além das diárias e perder tempo de trabalho por aqui para ouvir explicações de como preencher documentos? E para isso o prefeito precisa ir junto? E aquela empresa companheira, de Itajaí, contratada a peso de ouro para resolver estes assuntos para a prefeitura de Gaspar lá em Brasília? A empresa está economizando e o povo pagando a conta dela e das viagens do pessoal da prefeitura? Acorda, Gaspar.
Excursão III
A dita reunião em Brasília foi no dia Nove de Setembro. E o resultado dela? Nenhuma prestação de contas até agora por parte da prefeitura ao povo. Criaram um factóide anunciando uma viagem para a alavancagem eleitoreira; para dizer que estavam trabalhando, só para ter notícia. O principal, que seria o resultado desta viagem para o município e os munícipes, até agora nada. Todos em silêncio. Até porque por imposição de lei nada é permitido assinar agora ? três meses antes e depois das eleições - e pior, com o fim do mandato Presidencial, nada de recurso novo será liberado. Até os antigos serão contingenciados para fechar o Orçamento. No ano passado as próprias emendas parlamentares foram para o saco e os nossos políticos, agora candidatos e com emendas cortadas pelo presidente Lula, ficaram quietos. Acorda, Gaspar.
Excursão IV
Gaspar pediu R$116,2 milhões dizia a mesma nota da prefeitura em que se anunciou a viagem. Bom. Muito bom. Pediu, mas só foram aprovados R$6,5 milhões para a drenagem do Bairro Santa Terezinha, assinado cinco vezes e finalmente prestes a começar. Ruim. Muito ruim. Faltam ainda o esgotamento sanitário do Bela Vista, Sete, Coloninha, Figueira e Margem Esquerda. Ufa! Segundo aquela nota da prefeitura, tudo seria anunciado no dia Dez de Setembro. E foi? Não sei. Estamos no dia 24.Esperando.E se não foi, por que a prefeitura não esclareceu isto à população sofrida? Quer evitar notícia ruim em plena campanha eleitoral e assim não prejudicar os seus candidatos? Ou não sabe sair de um factóide que ela própria criou contra si? Transparência, zero. Conveniência, dez. Acorda. Gaspar.
Excursão V
Se a prefeitura de Gaspar não quer, não sabe informar à população, eu vou fazer isso. É oficial. Está no site do governo Federal. Não gastei nada. Não fui a Brasília. Vejam. Foi alterado o calendário do PAC II para a seleção das propostas. Gaspar está no Grupo II. Então a análise das cartas-consultas e de viabilidade institucional pelo Ministério das Cidades estão sendo feitas desde o dia Primeiro de Agosto e vão até o dia 14 de Outubro. A pré-seleção das propostas vai até o dia 15 de Outubro. As entrevista e análise técnica dos projetos pré-selecionados vão até 30 de Novembro. E a divulgação do resultado da seleção de propostas se dará até o dia 10 de Dezembro. Como se vê, vai demorar e muitos factóides ainda vão surgir sobre o assunto para beneficiar políticos em campanha. Acorda, Gaspar.
Manchetes
Gaspar foi manchete estadual: uma da realidade e a outra, produzida. A da realidade: cemitério de Gaspar vira cracolândia. Vergonha. A prefeitura em silêncio. Isto é reflexo da suicida política de favelização da cidade em busca de votos fáceis e imediatos. Faltam investimentos na área social, lazer e esportes de forma massiva e sustetável. A outra manchete foi produzida e está fora do contexto de resultados sociais com a nossa juventude: ?Gaspar disputa quatro modalidade nos 50º Jogos Abertos?, diz nota da prefeitura. Só quatro? Quem é realmente de Gaspar ou que está identificada com a cidade (tênis, caratê, remo e dupla de vôlei) e participou dos JASC? Quais foram os critérios de escolha? Quanto foi investido? Quais os resultados dos JASC para a cidade? Por que nada foi divulgado? Como se vê, estamos mesmo apostando na construção de craques, mas aqueles que preferem a escuridão do nosso cemitério desrespeitado e maltratado. Acorda, Gaspar.
edição 1232
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).