06/09/2018
IRRESPONSABILIDADE À SOLTA I
Está tudo dominado. Perderam de vez o senso da responsabilidade. A área de comunicação do governo falha. Brinca com coisa séria. Os liderados também. E anúncios impróprios vão parar em locais públicos inadequados. Quem controla isso? O que esteve na página oficial do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes de Gaspar? Exatamente o que você está vendo na ilustração: a promoção do “Festival da Cerveja 2018” nos dias 15 e 15 de setembro. Refiro-me à postagem feita no perfil de domínio exclusivo do CMDCA, no site da Prefeitura de Gaspar. São uma fanpage e um blog do site oficial. Vamos falar claro: uma das preocupações centrais do CMDCA não é o de proteger a criança – e adolescentes - dos males que a bebida ou o ato de beber traz para eles – quando crianças e adolescentes – bem como para suas famílias em situação de risco? Ou a bebida alcoólica já foi retirada pelo CMDCA de Gaspar da lista de drogas lícitas? Não lhe parece, leitor e leitora, bem contraditório tudo isso?
IRRESPONSABILIDADE À SOLTA II
Eu estou exagerando mais uma vez? O que a própria Secretaria de Assistência Social de Gaspar – que devia gerenciar o conteúdo - publicou no dia 11 dezembro de 2015, às 14.45 quando colocou no ar a página? “O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente criou um blog e uma fanpage para aproximar a população das decisões e demais atividades desenvolvidas pelo Conselho, facilitando a participação de todos na construção e defesa dos direitos das Crianças e Adolescentes”. Correto! O que o Festival da Cerveja tem a ver com este propósito e enunciado? Nada, a não ser pela falta de conteúdo próprio para o qual o espaço foi criado. Trocaram o secretário de Assistência Social. Saiu Ernesto Hostin, PSC. Era um leigo no assunto. Foi nomeado Santiago Martin Navia para substituí-lo. É um funcionário de carreira da secretaria. Ele se apresentou com um currículo de amplo conhecimento. E de que adiantou isso? E a presidente do Conselho, Eloiza Campregher Probst, aprovou este conteúdo festeiro e cervejeiro numa página criada com outro propósito?
IRRESPPONSABILIDADE À SOLTA III
Ah, Herculano! As crianças e adolescentes não acessam esta página! Supondo que sim, que o público dela fosse técnico, qual a razão para não divulgar o realmente a secretaria e principalmente o Conselho está fazendo para mudar o quadro crescente de degradação social do município? O prefeito possui página no facebook, seus secretários, assessores, comissionados, religiosos e puxa-sacos também, além do site oficial do município; então, qual a razão para não usá-los massivamente para a promoção do Festival da Cerveja e poupar ao menos página do CMDCA disso? Por que não usar os meios de comunicação normais na relação comercial e institucional? Na segunda-feira, mostrei na coluna feita especialmente para o portal Cruzeiro do Vale – o mais antigo, o mais atualizado e acessado de Gaspar e Ilhota -, a falência estratégica da área de comunicação do atual governo. O próprio prefeito pelo whattsapp, ordenava aos seus para fazerem elogios a ele, à administração e suas ideias e críticas a quem se dispusesse contrariá-lo. Então... O péssimo exemplo tem origem. Agora, na outra ponta, foram capazes de censurar a apresentação de uma peça de teatro como se donos das pessoas daqui fossem. Acorda, Gaspar!
TRAPICHE
Um frequentador assíduo da Câmara observou que os vereadores da hoje minoritária base do governo desejariam que a terça-feira à noite não existisse mais na semana. Tem sido para alguns, um momento deveras torturante para eles àquelas sessões do Legislativo.
Antes sentavam e não saiam dos locais. Agora, nos momentos dos debates, é um entra-e-sai de vereador da base para “tomar um ar” nos corredores...
Alguns vereadores da base do governo de Kleber Edson Wan Dall, MDB, Luiz Carlos Spengler Filho, PP e Carlos Roberto Pereira, estão incomodados com o vai-e-vem do paço cedendo às pressões e jogos dos oposicionistas, deixando os seus, sem discurso, sem defesa e sem bandeira em algumas matérias, onde no passado tiveram esses governistas que dar a cara ao tapa, quando tinham a maioria na Câmara.
Isso revela como o governo de Kleber está perdido, sem estratégia, e sem um interlocutor técnico de confiança com a majoritária oposição. Quando era maioria, o vice Luiz Carlos aparecia na Câmara se apresentando como interlocutor. Bastou perder a maioria e Luiz Carlos sumiu.
O vereador Francisco Solano Anhaia, líder do MDB na Câmara, até então o mais aguerrido da base de Kleber, parece ter desistido da resistência. Foram dele as denúncias contra as ações supostamente irregulares do presidente Silvio Cleffi, PSC. Hoje, Anhaia nem sabe como elas “andando” estão no Ministério Público.
Outro que anda desconfiado, cansado e desgastado com os revezes e os vai-e-vem do paço – como revelam os próximos - é o próprio líder do governo, o advogado Francisco Hostins Júnior, MDB, que já foi secretário de Saúde do PT. Aparentemente teria trânsito com os oposicionistas.
Trânsito é uma coisa. Agora com a faca e o queijo na mão, é a vez da oposição ser intransigente na manobra que vez para ser majoritária e palmilhar à volta dela ao poder em 2020.
E se a escrita prevalecer, ela repetirá a história de Gaspar: o MDB no poder sempre elegeu o adversário como sucessor. Bernardo Leonardo Spengler, o Nadinho, nem conseguiu terminar o mandato. Foi ele quem deu a primeira eleição a Pedro Celso Zuchi, PT.
Adilson Luiz Schmitt, eleito pelo MDB, teve que sair do partido para terminar o mandato. O próprio MDB tornou-se um dos seus adversários por não conseguir todas as boquinhas que queria. Resultado: Zuchi se elegeu mais duas vezes.
Agora chegou a vez do MDB com Kleber. Ele tem apenas dois anos não repetir a história. Acorda, Gaspar!
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).