21/02/2019
O que esconde? I
Antes de começar, quero dizer de forma bem clara que sempre fui contra, e há décadas, o voto secreto dos parlamentares – os que se dizem nossos representantes, mas não revelam o que fazem com os nossos votos no escurinho dos acordos entre eles. O que pretendem os vereadores Francisco Solano Anhaia, MDB; Roberto Procópio de Souza, PDT e Franciele Daiane Back, PSDB, na Câmara de Gaspar? Apesar de legítimo e acertado, vem tarde e sem originalidade. Eles escondem que participaram do jogo e perderam, e agora “magoados” ou preventivamente para evitar nova derrota, querem mudar a regra desse jogo em benefício deles próprios.
O que esconde? II
Franciele era a candidata prometida pelo prefeito Kleber Edson Wan Dall, MDB, com Anhaia de cabo eleitoral. Nenhum dos três fez campanha. Contava com o ovo na galinha devido à suposta maioria de Kleber na Câmara. Franciele e os “governistas” perderam. Cena patética diante de convivas vestidos para a comemoração. Silvio Cleffi, PSC, até então governista, venceu e virou oposicionista. Roberto Procópio de Souza, PDT, o que articulou à derrota de Franciele, fez-se o mais ferrenho dos vereadores oposicionistas. Fachada! No final do ano passado, com esse cacife, trocou de lado. Tornou-se candidato de Kleber à presidência da Câmara. Anhaia era um dos seus cabos eleitoral. Contado os votos secretos, Procópio perdeu. Ciro André Quintino, MDB, venceu, vejam só: com os votos dele e dos oposicionistas (PT, Silvio e PSD).
O que esconde? III
Estranho que, exatamente os três perdedores no voto secreto, por má articulação, por não pedir votos, por impor vontades – pois os leitores e leitoras daqui souberam antes dos desfechos das eleições. Era impossível que os vereadores e os políticos não soubessem. Querem mudança? Mas, na própria Câmara rola desde 27 de julho, o Projeto de Resolução 3/2018. Está parado dede setembro na comissão de Legislação, Justiça, Cidadania e Redação. Esse PR é para mudar o Regimento Interno da Casa. Por que não tratam de colocar esse assunto da votação desse PR e apressem à conclusão dele para votação? A nova eleição da mesa da Câmara só ocorrerá em 17 de dezembro, o dia da traição. Desistiram do PR? Não possuem voto para aprovar o PR? Ou querem é aparecer na mídia como os pais de uma criança até então enjeitada?
O que esconde? IV
O próximo presidente da Câmara já tem nome. É o mais longevo dos vereadores de Gaspar, José Hilário Melato, PP. Ele está presidente do Samae, vestido para assumir o papel ou “negociar”, mais uma vez essa oportunidade. O acerto com o poder de plantão, é de que Melato voltará à Câmara, torna-se presidente e de lá arruma à sua reeleição. Ou estão os do poder de plantão armando outra jogada para dar à presidência do legislativo gasparense à Franciele, e “reparar” a pixotada amadora que fizeram em dezembro de 2017 contra ela, bem como a enrolação sem tamanho que fazem na reurbanização da Rua Bonifácio Haendchen? Franciele que abra o olho! A reeleição dela, sem coligação, no PSDB que não está no governo Kleber, sem o DEM que a elegeu na legenda, sem Napoleão Bernardes de quem dizia ser à sua referência, passa pelas obras entregues da Bonifácio e na ingerência total dela na superintendência do Distrito do Belchior. A superintendência, com Raul Schiller, MDB, da Figueira, tem sido uma madrasta. O futuro político e eleitoral de Franciele não passa pela presidência da Câmara. Ao contrário. Entretanto, cada um escolhe os seus caminhos. Kleber, o poder de plantão com o PP de Melato já a deixou a ver navios. Se ela não aprendeu...
Coisa de doido. O prefeito Kleber Edson Wan Dall, MDB, foi à Câmara, fazer um discurso oficial de abertura do ano legislativo. Fez certo, mas já era a segunda sessão do ano. E se colocou à disposição dos vereadores para qualquer dúvida. Se verdadeiro, é só responder os requerimentos no tempo da lei e por completo.
Coisa esperta. Na primeira sessão da Câmara, o presidente que não era o da turma do poder de plantão, mas é do MDB, Ciro André Quintino, reafirmou em discurso à independência dos poderes. Fez bem! Contudo, se ele não cuidar vai ser atropelado pelas manobras que o Executivo faz contra o Legislativo. Entidades – em peso - já se manifestaram contra o Fundo para construir a sede própria da Câmara.
Samae inundado I. O tempo é o senhor da razão. E ele provou mais uma vez que o Samae não possui absoluta condição de, ou se preparou para tocar as drenagens em Gaspar. Se não é incompetência, cheira a trambique. O governo está literalmente na vala de erros e dúvidas.
Samae inundado II. Ninguém está entendendo. José Hilário Melato, PP, provou na Câmara que havia “sobra de caixa” para os serviços de drenagens em Gaspar. Há poucos dias, a prefeitura repassou para o Samae R$500 mil. Agora, mais R$1,150 milhão? As “sobras” já foram tragadas?
Maluquices. O vereador e advogado Roberto Procópio de Souza, PDT, posou, em Lontras, no Alto Vale, num Dia de Campo promovido pela Cravil aos agricultores daqui. Nem ele, nem Pedro Pereira, o Geada, são do ramo. Hum!
Gasparenses quase manezinhos. Na foto com médico veterinário e ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, que trabalhou na capital, estão os quebra-tigelas residentes na Ilha, Clóvis Fontes (bancário aposentado do BB), Cláudio Barbosa Fontes (diretor do SC Saúde) e Fernando Fontes (filho do professor Hélio Barbosa Fontes). Eles se encontraram no Clube Asa e tiveram a companhia do ex-comandante da Polícia Militar de Santa Catarina, o criciumense, coronel da reserva, Nazareno Marcineiro, com a camisa listrada.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).