04/09/2015
Biologicamente falando, evolução é o processo de mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a novas espécies. Essa teoria foi formada no século XIX, pelo famoso cientista Charles Darwin, com base no estudo comparativo dos organismos atuais e fósseis.
Darwin contribuiu com a ideia da seleção natural. Ele observou por um longo período que os seres vivos sofriam modificações que podiam ser passadas para as gerações seguintes. Por exemplo, a girafa. Antigamente, existiam animais de pescoço longo e pescoço curto. Como eles buscavam alimentos no alto das árvores, as girafas de pescoço longo tiverem mais chances de sobreviver, reproduzir e passar essa modificação para seus descendentes. Aqueles que se adaptavam ao meio sobreviviam. Caso contrário, eram extintos.
Os mistérios da evolução
- Em 2003/2004, na Ilha de Flores, na Indonésia, cientistas encontraram pequenos esqueletos. Não se sabe se as ossadas pertencem a uma espécie humana extinta ou se são exemplos de Homo sapiens modificados, híbridos ou deformados.
- Há 50 mil anos, a humanidade atual surgiu na África, se espalhou pelos diversos cantos do mundo e colonizou todos os continentes, exceto a Antártida.
- Estudos apontam que a humanidade está evoluindo em uma velocidade muito rápida. Dietas e doenças podem ser alguns dos fatores.
Os humanos de hoje são resultados da evolução. Mas, não pense que este é o produto final. Estudos apontaram que ainda estamos passando por transformações.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).