18/12/2015
São insetos que possuem um longo período de transformação chamados de metamorfose, comum em insetos.
As fêmeas são fecundadas pelo macho no período de intensa agitação, que é quando os machos cantam mais. Depois de fecundadas, elas põem seus ovos em ramos e folhas de vegetais e morrem logo após. Quando os ovos das cigarras eclodem, saem ninfas (insetos jovens), que descem da planta e se enterram no chão, alimentando-se da seiva das raízes.
A fase em que ela fica enterrada no solo pode durar de quatro a dezessete anos, dependendo da espécie. Depois de passar por esse período ela sai do solo e sobe nas árvores, tornando-se adulta pronta para o acasalamento.
Curiosidades
- O barulho feito pelas cigarras é alto, por isso tanto os machos quanto as fêmeas possuem um par de membranas que funciona como orelhas, para que o som estridente não provoque danos ao inseto.
- Fixam-se em troncos de árvores, onde posteriormente deixam seu exoesqueleto - camada que envolve seu corpo - para entrar na fase adulta, que dura apenas alguns dias.
- A cigarra macho é o inseto que produz o som mais alto na natureza. Ele pode ser ouvido a 500 metros de distância.
- A época do seu acasalamento na qual elas mais catam coincide com o natal. Onde ficaram conhecidas como cigarrinhas do Natal.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).