15/01/2016
As ondas do mar se formam a partir da ação do vento sobre a superfície da água, que bate na água e causa uma pequena ondulação. Sua altura varia conforme a força do vento, duração e comprimento na superfície.
As ondas formadas viajam grandes distâncias até atingir a costa. Conforme o vento em alto mar, as ondas podem percorrer uma distância de 2 mil quilômetros do litoral.
A onda é composta por três partes: a crista, que é a parte mais alta da onda; o cavado, que é a base da estrutura que sustenta a onda; e a área de rebentação, local onde a onda, geralmente, se quebra.
Além das ondas formadas pelo vento, existem as provocadas por abalos sísmicos, desmoronamento de costas no mar, atividade vulcânica ou deslocamento de terras. Essas ondas podem chegar até 50 metros de alturas, gerando grandes tragédias.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).