30/10/2015
A compostagem doméstica é um processo natural de transformação da matéria orgânica em compostos mais simples, que podem ser utilizados como grande fonte de nutrientes pelas plantas, muito utilizados em hortas e jardins. Ela é uma alternativa viável para o reaproveitamento de resíduos em pequena escala, não requer muito custo de equipamento ou manutenção e pode, por isso, ser feito por qualquer pessoa e em pouco espaço.
Saiba como fazer:
O processo é simples: deixe em uma caixa uma pilha materiais como restos de alimentos, cascas de frutas, verduras, pó de café, podas de grama, folhas secas. Quando este material estiver com menos de um quinto do volume inicial e apresentar um aspecto escuro, sem mau cheiro; o composto está formado. Antes de ser aplicado no jardim, na horta ou canteiros, o composto deve repousar algumas semanas para a maturação final.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).