14/08/2015
Delicadas, de forma exótica, as plantas carnívoras se diferenciam das demais plantas porque, normalmente, medem centímetros e se alimentam de seres vivos pequenos, como moscas, vespas, joaninhas e formigas. Existem também as de grande porte, que chegam a medir dois metros e podem capturar até vertebrados, como sapos, lagartixas e ratos.
Sua digestão acontece devido à presença de enzimas digestivos, localizados em sua boca que, no caso, não passam de folhas modificadas. Quando ingeridos insetos, a digestão leva em torno de cinco dias. Já no caso dos invertebrados, semanas.
No inverno, as plantas carnívoras passam por um período de dormência natural. Elas perdem as folhas, necessitam de menos água e ficam sem se alimentar, só esperando pela primavera.
Você sabia?
- A planta carnívora pode viver uma vida sem se alimentar de insetos ou roedores. Nesse caso, o que a sustenta é a presença do sol e de muita água.
- O Brasil é o segundo país do mundo em números de espécies de plantas carnívoras. Aqui, reúnem-se mais de 80 delas.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).