27/01/2017
Há muito tempo os animais vêm sendo incluídos nas vidas das pessoas e um pet costuma melhorar a relação familiar e gerar muitos sorrisos. Muitas famílias consideram seu animal de estimação, que geralmente é um cão ou gato, um membro da família e não pensam jamais em abandoná-los.
Porém, esta convivência nem sempre é um sucesso. Todos os anos, milhares de animais são abandonados e poucos são adotados. Um dos principais motivos dos abandonos é a falta de compromisso e tempo com o animal. Existem ainda casos em que a família adota um filhote ´bonitinho´ e, ao crescer, o abandonam. Pior que o abandono e o descuido é a agressão, que pode levar até a morte do animal.
A decisão de ter um animal deve ser tomada em família e as tarefas e responsabilidades com o cuidado devem ser divididas. É preciso informar-se e decidir que tipo de animal melhor adapta-se as suas necessidades. Devem ser levados em conta o estilo de vida e tamanho do lar, se ele macho ou fêmea, filhote ou adulto, de pequeno, médio ou grande porte...
No caso dos cachorros, é preciso ensinar, principalmente, os comandos básicos de adestramento. Dessa maneira, a convivência será mais fácil e você aproveitará mais a companhia de seu animalzinho de estimação.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).