06/11/2015
O El Niño é um fenômeno causado pelo aquecimento além do normal das águas do Pacífico e pela redução dos ventos alísios na região equatorial. Sua principal característica é a capacidade de afetar o clima a nível mundial através da mudança nas correntes atmosféricas.
Seu nome foi escolhido pelo fato do fenômeno acontece, geralmente, em dezembro, próximo ao Natal. Ele faz referência ao “Menino Jesus” ou, em espanhol, “Niño Jesus”.
Efeitos
- Acúmulo de águas mais quentes do que o normal na costa oeste da América do Sul;
- Diminuição na quantidade de peixes na região central e sul do Oceano Pacífico e na costa oeste dos Canadá e Estados Unidos;
- Intensificação da seca no nordeste brasileiro;
- Aumento do índice de chuvas na costa oeste da América do Sul;
- Aumento das tempestades tropicais na região central do Oceano Pacífico.
Climatologistas acreditam que o El Niño possa estar relacionado com o inverno mais quente na região dos Estados Unidos, secas na África e verões mais quentes na Europa. Estes efeitos estão em estudos.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).