01/04/2016
Todo objetos lançado para o espaço que não possuem mais utilidade e estão na órbita da Terra a uma velocidade de aproximadamente 35 mil km/h. Estes objetos formam uma espécie de nuvem sobre o planeta de tamanhos e pesos variados.
Exemplos de lixo espacial:
- Detritos e componentes (elétricos e eletrônicos) de satélites;
- Restos de foguetes espaciais;
- Ferramentas perdidas pelos astronautas;
- Partículas de tinta;
- Combustíveis;
Esses lixos espaciais podem causar grandes problemas, um deles é o choque dos detritos com os satélites em funcionamento, como os de previsões de tempo por exemplo. A colisão com estes detritos pode danificar os equipamentos deixando-os inativos aumentando ainda mais o lixo espacial. Representa mais perigo para satélites ativos e naves espaciais tripuladas no espaço do que propriamente aos habitantes da Terra.
Os detritos pequenos ao entrarem em contato com a atmosfera logo já são queimados e destruídos antes de tocar o solo, Em alguns casos bem raros os detritos maiores podem atravessar a atmosfera e atingir o solo, causando estragos ou ate mortes.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).