08/04/2016
Zonas úmidas, definida como ecossistema costeiro que ocorre na transição entre a terra e o mar, em regiões tropicais e subtropicais, inundados por marés. Esses ambientes são caracterizados, pela mistura entre as águas doce e salgada, podendo ser encontrados ao longo de todo o litoral.
A riqueza biológica desses ecossistemas faz com que essas áreas sejam os grandes berçários naturais, para as espécies características desses ambientes, como para peixes e outros animais que migram para as áreas costeiras durante, em alguma fase do seu ciclo de vida, como a reprodução e a desova.
Flora
As plantas que compõem o manguezal e dominam a paisagem desse ecossistema são os mangues. Existem três principais espécies de mangue:
Rhizophora mangle (mangue vermelho);
Laguncularia racemosa (mangue branco);
Avicennia sp (mangue preto, canoé).
Os mangues apresentam adaptações que lhes permitem sobreviver em um ambiente com características estressantes como o manguezal. Para eliminar o excesso de sal as árvores do manguezal apresentam glândulas em suas folhas.
Fauna
Possui uma grande diversificada de espécies representada por anelídeos, moluscos, crustáceos, aracnídeos, insetos, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Os manguezais são áreas restritamente preservadas. A poluição é uma grande ameaça a esse ecossistema, que também sofre com a expansão urbana e industrial. O uso sustentável desse ambiente é fundamental para que ele exerça seu papel ecológico e econômico, já que é uma grande fonte de renda e alimentos para as pessoas que vivem ao seu redor.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).