Morcegos - Jornal Cruzeiro do Vale

Morcegos

11/03/2016

Apesar de possuir uma péssima fama trazida dos filmes do “Drácula”, os morcegos não são tão cruéis assim, e não sugam sangue das pessoas. O único problema para os humanos é a raiva transmitida através de uma mordida se o morcego estiver infectado.

São os únicos mamíferos capazes de voar, existindo quase 100 mil espécies catalogadas e todas variando a cor, tamanho, peso, formato e alimentação. Alimentam-se, principalmente, de frutas, insetos, (poucas espécies hematófagas) que se alimentam de sangue de animais, peixes, néctar e pólen. Existem apenas 3 espécies de morcegos que se alimentam de sangue: Desmodus rotundus, Dhiphylla ecaudata e Diaemus youngii, encontrados somente na América Latina.

Por voarem a noite utilizam um sistema de ecolocalização chamado biossonar (emissão de ondas ultra-sônicas) orientando-se através de ecos, possuindo também uma boa visão. Habitam de preferência locais úmidos e escuros, como cavernas e construções abandonadas.

E são importantes para o perfeito funcionamento dos ecossistemas, pois atuam também na polinização e na distribuição de sementes pelas florestas.

CURIOSIDADE

No Rio Grande do Sul, como em outras cidades do Brasil e do mundo, podemos encontrar abrigos para bebês morcegos órfãos.

 

Edição 1740

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.