28/08/2015
Situado na Via Láctea, o sistema solar é um conjunto de oito planetas, satélites naturais, milhares de asteróides, cometas e meteoros, que giram em torno do sol e em torno de si mesmo (cada um mantém sua orbita em virtude da força gravitacional). Ele foi formado há aproximadamente 4,6 bilhões de anos por nuvens de poeira e gás, que giravam ao redor de si, formando um redemoinho. A partir daí, iniciou-se a formação do sistema solar que conhecemos.
Sua organização é composta pela estrela central, o Sol, seguindo por Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, que possuem uma distância em relação ao sol.
Os planetas Mercúrio, Vênus, Terra e Marte suportam mais calor e são chamados de planetas terrestres por terem uma superfície compacta e rochosa, como a terra. Já Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são conhecidos como planetas jupiterianos, pois são gigantes e possuem uma natureza gasosa, como Júpiter.
Você sabia?
- Em 2006, Plutão foi rebaixado a planeta anão devido ao seu pequeno tamanho.
- O Sol é a mais rica fonte de energia eletromagnética do sistema solar.
- O planeta Terra possui apenas um satélite natural: a Lua.
- Muitos asteroides passam próximo à órbita do nosso planeta. Porém, o risco de choque com a Terra é muito pequeno.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).