11/12/2015
Há mais ou menos 300 milhões de anos atrás a terra formava uma só massa continental contínua, denominada de pangeia. Com o passar dos tempos ela foi repartida por fissura e transformou-se em vários continentes, o que observamos hoje.
Na época esta descoberta levantada por um meteorologista alemão Alfred Wegener não foi muito aceita, era uma loucura imaginar que os continentes estariam ligados. Mesmo ele realizando inúmeras pesquisas para comprovar sua teoria ela foi ridicularizada, sendo aceita somente em 1960, 30 anos após sua morta.
Uma das suas descobertas importante para fundamentar sua teoria foi a comparação de fósseis encontrados na região brasileira e na África, ele constatou que tais animais eram incapazes de atravessar o Oceano, assim concluiu que os animais teriam vivido nos mesmos ambientes.
Você sabia?
As massas da Terra estão em constante movimento, conforme a atividade tectônica terrestre ocorre. Com isso pesquisadores geólogos acreditam que daqui 50 a 200 milhões de anos os continentes podem voltar a se juntar de novo.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).