Papel reciclado - Jornal Cruzeiro do Vale

Papel reciclado

19/08/2016

A quantidade de papel consumido no mundo causa problemas ambientais, como o desmatamento de árvores, que fornece a celulose, principal matéria-prima do papel. A produção do papel reciclado é bem simples e pode ser facilmente feito em casa.

O processo industrial é realizado atrás de ajuda de maquinas que fazem todo o trabalho. O papel novo e o papel reciclado não possuem diferenças na hora de fazer. A diferença ocorre antes da produção. O reciclado envolve um processo a mais, que é o recolhimento do papel. Realizado pelos catadores, a separação é feita por diferentes tipos - jornal, papelão, papel branco escrito, revista e outros. Por isso o reciclado costuma ser mais caro, envolve um trabalho a mais. Já sua cor marrom é causada devido à cor da massa de celulose, o branco, no entanto já passa por um processo químico de clareamento.

Receita

1- Primeiramente separe o papel que não está mais sendo utilizado, podendo ser jornais ou revistas velhas, recorte em pedaços e coloque em algum recipiente (balde ou bacia) cobrindo os pedaços de papeis com água. Depois disso deixe de molho de 1 a 3 dias, dependendo a quantidade, para que as fibras de papel se soltem.

2- Após este tempo de molho o papel estará quase desmanchando, então retire o papel molhado e bata com um pouco de água no liquidificador. Transformando em um tipo de pasta.

3-Em seguida, despeje tudo em uma bacia e cubra com água até atingir aproximadamente 10 centímetros de profundidade.

4-Pegue a tela com as duas mãos, leve ao fundo da bacia, mexa para espalhar as fibras e comece a subir a tela, que ficará com a mistura na parte de cima.

5- Deixe a tela descansar com o material em um lugar arejado por no mínimo um dia. E seu papel reciclado esta prontinho.

 

Edição 1763

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.