03/06/2016
Popularmente conhecido como pinha ou pinhão, é a semente da araucária. É nutritiva e importante para muitos animais que se alimentam dela, como roedores e pássaros, também muito usado no cardápio dos brasileiros no inverno.
A Gralha-azul tem como principal alimento esta semente, e é do seu hábito enterrar-los, muitas vezes ela esquece onde enterrou e com isso gera novas mudas de araucária.
Além de um delicioso fruto a araucária possui uma madeira de ótima qualidade o que a deixa na lista de espécies mais ameaçadas da flora paranaense.
De maio a agosto é tradicional o consumo do pinhão e há todo um cuidado sobre a colheita correta, pois antes desse período as sementes das araucárias ainda não estão maduras e também não caíram do pé de forma natural. O pinhão só pode ser recolhido e comercializado se for encontrado no chão e se não estiver verde.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).