12/08/2016
Ter uma horta em casa, independente do tamanho e variedade de plantios, é sempre bom. Permite que todos desfrutem de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos, ajudando assim o meio ambiente. As hortas podem ser feitas em todos os tipos de residência, incluindo apartamento. Elas só precisam ser adaptadas conforme o espaço, ressaltando a importância da luz do sol para suas plantas.
Para apartamentos, o uso de vasos ou materiais recicláveis como garrafas PET é indicado, não se esquecendo de deixar um buraco no fundo do para que a água possa ser drenada e não encharcar demais a planta. Já para quem dispõem de um espaço maior, as plantas podem ser plantadas diretamente na terra, em um canteiro.
Dicas para uma horta bonita e saudável:
• A horta deve receber luz do sol, pelo menos quatro horas diárias.
• Galhos, folhas velhas, secas ou apodrecidas devem ser retiradas. Elas ajudam no enfraquecimento da planta.
• Umidade demais favorece a propagação de fungos e doenças. Se não houver drenagem suficiente, a raiz pode apodrecer.
• Para ter ervas sempre verdinhas e bonitas, use-as bastante! Se não for usá-la com muita frequência é melhor podar, pois isso estimula o crescimento de novas folhas, evitando que murchem e sequem.
• Para hortas que sofrem o ataque de pássaros, uma boa dica é deixar no canteiro um CD (seu reflexo os afasta), e para as que sofrem com as borboletas brancas é sugerido fincar varetas de espetinho em volta do canteiro e colocar uma casca de ovo em cada vareta. É incrível como elas desaparecem.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).