Lista telefônica

Urubu - Jornal Cruzeiro do Vale

Urubu

26/08/2016

Apesar de feioso e com má fama, o urubu tem papel essencial na natureza, são muito úteis ao ser humano, pois ao comer a carne de animais mortos, evitam uma série de epidemias. No entanto são agressivos quando se sentem ameaçados por outros animais. Alguns casos relatam a agressividade dessas aves contra animais domésticos que chegam perto demais de seu alimento.

Um dos animais com a visão e olfato bem desenvolvidos, podem sentir o cheiro da carniça a 50 quilômetros. Possuem um bom caráter sociável embora às vezes ocorram brigas entre membros de sua espécie. Podem ser encontrado desde o norte dos EUA e praticamente todo a America do Sul.

Não possuem habilidade muito boa para caçar, pois as garras de suas patas são ineficientes para essa tarefa. Assim, só lhes resta a carniça de animais mortos. Porem podem comer tambem algumas sementes, filhotes e ovos de ninhos descuidados.

Não temem a presença de seres humanos, por isso são freqüentemente vistos em estradas, lixões, em qualquer lugar onde tenha alimento. É uma ave com enorme capacidade de planar, aproveita as correntes termais para elevar-se e alcança até 2.800 m de altitude.

Procriam uma vez por ano, onde depositam os ovos em cavidades de árvores, mas também podem por no solo, em meio ao mato. Normalmente a fêmea põe dois ovos cuja coloração é cinza esverdeada. A eclosão dos ovos demora de 38 a 48 dias. O casal alimenta e cuida dos filhotes até que estes são capazes de se alimentar sozinhos, isto leva de 10 a 12 semanas.


Mascote
O urubu é muito conhecido tambem por ser o mascote do flamengo. A historia da escolha surgiu na década de 60 quando os torcedores dos outros times chamavam os torcedores que eram maioria negros do Flamengo de “urubus”.Para não se mostrarem ofendidos, em 1969 um grupo de torcedores do flamengo decidiu então levar a ave para o jogo do Flamengo X Botafogo, que na época eram grandes rivais e a 4 jogos seguidos o flamengo vinha perdendo para o botafogo. Então antes do jogo começar, quando os jogadores estavam entrando em campo, a torcida soltou a ave com a bandeira do flamengo presa ao corpo, a ave assusta voou e pousou no campo. Neste dia o Flamengo ganhou do Botafogo de 2X1, foi o bastante para a torcida fazer a festa e gritar: "é urubu, é urubu!". E assim o urubu ficou como mascote, considerado por ter dado sorte ao time.

 

Edição 1764

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.