19/02/2016
Um tipo de besouro muito conhecido por sua emissão de luz, que ocorre devido à presença de luciferina pigmentos responsáveis pela bioluminescência.
Podemos observar a luz na cor verde florescente, localizada geralmente na parte inferior da região abdominal. De acordo com a espécie, os insetos possuem de 1 a 3 centímetro de comprimento. Sua coloração vai de amarelo claro, marrom escuro e preto.
Embora encontrados algumas vezes nas cidades, o habitat dos vaga-lumes são as matas e florestas úmidas, campos e cerrados. Gostam também de brejos e regiões alagadas. Sua luz é utilizada para atrair parceiros sexuais, assustar predadores e atrair presas.
De grande importância para o equilíbrio ecológico e para estudos na área, os vaga-lumes estão desaparecendo. As principais causas são a poluição, o desmatamento e o aumento da presença de luzes artificiais em áreas onde antes os vaga-lumes se localizavam. O vaga-lume utiliza a própria luz para encontrar seu parceiro sexual. Quando há um aumento das luzes artificiais, sua bioluminescência e anulada interferindo fortemente na sua reprodução e comprometendo sua espécie.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).