28/02/2020
Você, leitor, conhece algum consumidor aposentado ou pensionista do INSS ‘atolado’ nos consignados? Muitos vão responder que sim e talvez até se identifiquem nesse grupo de consumidores que cresce a cada dia. Ao conversar com os consumidores que se encontram neste problema financeiro, que afeta brutalmente o orçamento doméstico todo mês, a justificativa que aponta o motivo que o levou aos consignados é a mais variável possível. Mas, em todos os casos, é fomentada pelo assédio das instituições financeiras.
Para frear o embaraçoso dilema o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS disponibiliza ao aposentado ou pensionista a ferramenta de bloqueio/desbloqueio do benefício para Empréstimo Consignado. A ferramenta é útil e até inibe que contratações não “efetivadas” pelo consumidor acabem sendo implantadas, gerando descontos indevidos junto ao seu benefício.
Hoje em dia, os novos benefícios implementados pelo INSS ficam automaticamente bloqueados por no mínimo 90 dias. Sendo que, por 180 dias as instituições financeiras estão proibidas de oferecer ao consumidor este tipo de contratação.
Já o comprometimento da renda do consumidor fica restrito a 35%, sendo 30% para empréstimos e mais 5% para o cartão de crédito consignado.
Vale elencar as etapas para realização desse serviço, que são destacadas do próprio site do INSS:
- Acesse o portal do Meu INSS
- Faça login no sistema, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos
- Clique em ‘novo requerimento’, digite no campo ‘pesquisar’ a palavra “’desbloqueio’ e selecione o serviço desejado
- O segurado será previamente comunicado nos casos em que for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação
- Acompanhe o andamento pelo meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos
Então, fica a sugestão de uma ferramenta que pode ser usada pelo consumidor que é aposentado ou pensionista junto ao INSS, assim evitando futuras dores de cabeça com o seu benefício
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).