Queda no preço dos combustíveis - Jornal Cruzeiro do Vale

Queda no preço dos combustíveis

08/05/2020

Infelizmente, os consumidores não foram beneficiados integralmente pela redução dos combustíveis nas refinarias.

Segundo a revista “O Globo”, edição do último dia 14 de abril, neste ano foram 11 reduções no preço da gasolina e 6 reduções no preço do diesel. Nas refinarias somadas todas essas reduções temos um acumulado de 48,2% na gasolina e 35,4% no diesel. Será que o consumidor gasparense viu o reflexo das reduções na bomba de combustível?

No quinta-feira, 7 de maio, o Procon de Gaspar lançou a pesquisa de preço dos combustíveis no município, que pode ser comparada com a mesma pesquisa realizada em dezembro de 2019. No acumulado temos uma redução no preço médio de 14,84% na gasolina comum e 18,08% no diesel S10, percentuais muito distantes daqueles apontados pelas refinarias.

Quem é o culpado?

Não somente o posto de combustível. Temos que entender que há uma cadeia de fornecimento do produto, ao qual o mesmo da refinaria passa pela distribuidora e depois chega ao posto de combustível.

É louvável a redução e se reconhece que o combustível em si não representa o único custo dos postos, há também custos operacionais – por exemplo. Na prática o desconto das refinarias vem sendo engolido por alguns fornecedores e o consumidor não sente os reflexos das reduções de forma integral.

A redução do preço em cadeia não é obrigatória, o preço não é regulado, vale o bom senso ou a falta dele. E agora veio um aumento, no último dia 06 de maio foi anunciado aumento de 12% na gasolina.     

 

Edição 1950

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.