Lista telefônica

Multas ficam mais caras para quem usar vagas de idosos e deficientes - Jornal Cruzeiro do Vale

Multas ficam mais caras para quem usar vagas de idosos e deficientes

22/01/2016
Multas ficam mais caras para quem usar vagas de idosos e deficientes

A partir do mês janeiro, a multa pelo uso indevido de vagas reservadas a deficientes físicos ou idosos vai ficar 140% mais cara. Isso porque começará a valer a mudança no Código de Trânsito Brasileiro, CTB, que altera essa infração de leve para grave. Assim, além de levar 5 pontos na carteira de habilitação, antes eram 3, o motorista multado vai pagar R$ 127,69, em vez dos R$ 53,20 anteriores.

Há outras novidades para 2016 no trânsito: 10% das motos novas serão obrigadas a ter sistemas para melhorar a frenagem; o treino com simulador será obrigatório para tirar habilitação para carro; e vai começar a implantação do sistema de chips ou "placas eletrônicas" nos veículos. Como já era previsto, o veículo do infrator também poderá ser guinchado.

Freio ABS para motos

Em janeiro deste ano, começa a exigência de que motos zero quilômetro tenham sistemas de freio ABS ou CBS. A obrigatoriedade vai valer, primeiro, para 10% das motocicletas novas produzidas no Brasil ou importadas. Até 2019, chegará a 100%.

As motos que têm menos de 300 cavalos poderão ser equipadas com freios ABS, como o dos carros, que evita o travamento das rodas, ou com o CBS, que distribui proporcionalmente a força de frenagem para as duas rodas, a fim de garantir uma desaceleração rápida e segura. Para motos com mais de 300 cc será obrigatório o ABS. Em motos de alta cilindrada, o sistema de freios ABS já está presente na maioria dos modelos.

 

Edição 1733