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Cuidados redobrados contra problemas de pele no verão - Jornal Cruzeiro do Vale

Cuidados redobrados contra problemas de pele no verão

18/12/2015
Cuidados redobrados contra problemas de pele no verão

Beber bastante água, usar protetor solar e adotar uma alimentação balanceada pode ajudar a evitar problemas na pele.

Quem não gosta de estar com a pele saudável, sem manchas e com aparência jovem no Verão? O primeiro passo é saber qual o seu tipo de pele e manter alguns cuidados essenciais na rotina diária.
De acordo com dermatologistas, o uso de protetor solar deve ser um hábito e fazer parte da rotina não somente na praia ou piscina, mas até mesmo nos dias nublados ou chuvosos.

Há quatro tipos mais comuns de pele: seca, normal, oleosa e mista. No entanto, devido à miscigenação de raças e o clima tropical, dois tipos predominam entre os brasileiros: as peles mistas, com oleosidade natural na zona T (testa - nariz - queixo) e nas maçãs do rosto, e as peles oleosas, que apresentam excesso de oleosidade, brilho intenso e tendência a poros obstruídos e acnes.

Segredo

O segredo para ter uma pele saudável começa com a escolha correta dos produtos para a higiene diária, como a troca do sabonete em barra pelo sabonete líquido, que apresenta menor índice de irritabilidade e pH semelhante ao da pele.

A escolha do protetor também deve levar em conta os diferentes perfis, pois existem protetores específicos para peles secas, oleosas ou mistas. As precauções devem seguir durante todo o dia, com o uso de protetor solar, alimentação equilibrada, consumo diário de cerca de dois litros de água e a redução do tempo de exposição nos horários de maior intensidade do sol.

ALIMENTOS QUE PODEM AJUDAR

Peles oleosas: o consumo de ácidos graxos e zinco, como no azeite de oliva, abacate, semente de girassol e castanha ajudam no equilíbrio da oleosidade e controle de cravos e espinhas. Para esse tipo de pele, não se aconselha alimentos ricos em gorduras saturadas, como óleos de soja, milho e girassol.

Peles secas: suco de uva, morango e açaí são ótimos antioxidantes e auxiliam na hidratação da pele e redução de rugas. Para evitar maior desidratação, recomenda-se trocar o consumo de café por chá-verde ou branco.

Peles normais e mista: tomates e frutas vermelhas contam com licopeno em sua composição e retardam o envelhecimento. Já os alimentos antioxidantes de cor alaranjada (abóbora, cenoura e mamão) ajudam da reestruturação, além de prevenir a desidratação.

 

Edição 1729