Afinal, o que é uma dieta saudável? O organismo precisa de todos os nutrientes para o bom funcionamento e, quando há a exclusão de um deles, além de o corpo fazer reservas, podendo acumular gorduras, por exemplo, a tendência é que, ao término de uma dieta muito restritiva, o indivíduo compense o que deixou de comer em porções maiores.
De acordo com a nutricionista Marcia Daskal, a variedade de ingredientes e sabores sem a exclusão dos nutrientes significa ter uma alimentação completa, porém com um consumo equilibrado. ?Qualquer ingrediente em excesso não faz bem. O importante não é deixar de comer o que sente vontade, porém da maneira certa. Aos amantes de doces, a dica é o consumo equilibrado e associado?, orienta.
O consumo de açúcar muitas vezes é classificado como vilão da saúde, mas a nutricionista afirma que é um carboidrato presente também em frutas e vegetais. ?A predileção por doces ajudou nossos ancestrais a distinguirem os alimentos seguros e que dariam mais energia dos alimentos potencialmente tóxicos ou inadequados para consumo. Além de fornecerem carboidratos e energia, eles adicionam sabor, deixando alguns alimentos mais apetitosos. Sem abuso, o açúcar entra numa dieta equilibrada?, afirma.
Crianças
A mesma orientação vale às crianças. Segundo a pediatra Fernanda Ceragioli, cada grupo de alimentos tem sua importância na dieta e deve ser incluído na alimentação dos pequenos também. ?O açúcar, por exemplo, é um nutriente que dá energia ao corpo, o que é essencial para as crianças manterem-se ativas?, explica.
A pediatra afirma que os doces não precisam ser evitados, seja em comemorações ou no dia a dia. O importante é prestar atenção no tamanho e, principalmente, na quantidade das porções. ?O açúcar não deve ser inserido como recompensa ou como ?moeda de troca? para uma criança. Ele deve estar presente na alimentação como um todo, junto aos legumes, proteínas e demais nutrientes?, observa.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).