Equilíbrio no prato: sintonia entre saúde e alimentação - Jornal Cruzeiro do Vale

Equilíbrio no prato: sintonia entre saúde e alimentação

31/08/2015
Equilíbrio no prato: sintonia entre saúde e alimentação

Muitas pessoas têm vontade de emagrecer, mas não sabem como fazer isso da forma adequada, talvez por falta de orientação ou informação, e acabam por prejudicar a saúde, seja com exercícios equivocados ou dietas absurdas.

?Sou daqueles que come de tudo um pouco, o que acaba prejudicando minha saúde. Tenho feito academia e procurado não avançar o sinal nos doces. Quem sabe até o final do ano consiga atingir o peso ideal?, acredita Nilson Vargas, de 38 anos, morador do bairro Gaspar Mirim, e que está a 10 quilos do peso certo.  

Diversos estudos indicam que a melhor maneira de emagrecer não é simplesmente parando de comer, mas sim comendo de maneira adequada, pouco, a cada três horas, aproximadamente. ?Tenho familiares que emagreceram muito. Procuro ter uma dieta balanceada e procuro transmitir isso aos meus dois filhos adolescentes. Creio que não há dieta sem sacrifício?, avisa Cláudia Micheli de Souza Santos, de 45 anos, moradora do bairro Margem Esquerda.  

Além disso, outras indicações para emagrecer com saúde incluem tomar água antes das refeições e durante o dia (pelo menos 2L diariamente), comer mais produtos orgânicos e diminuir o consumo de álcool. De maneira geral, comer em menores porções com maior frequência no dia é um bom jeito de alcançar o peso desejado sem pôr a saúde em risco. E atenção: o autocontrole diante dos alimentos é uma das chaves para manter a dieta e a saúde em dia.

Equilíbrio no prato

Para manter a saúde aliada a uma alimentação adequada, é necessário identificar as diferenças entre os alimentos. ?Vilanizar? certos tipos de alimentos se tornou uma prática comum. Carboidratos, açúcares e gorduras, quase sempre são apontados como inimigos da dieta e da vida saudável. No entanto, eles são necessários para o bom funcionamento do organismo e devem ser consumidos com equilíbrio. ?Uma alimentação balanceada depende de todos os nutrientes e compreende todos os grupos alimentares, só assim é possível garantir o bom funcionamento do organismo e a manutenção da saúde?, afirma o médico Daniel Magnoni, que atua na área de cardiologia e nutrólogo.

divulgaoretrancaGG.jpg

Edição 1713