Lista telefônica

Editorial - Jornal Cruzeiro do Vale

Até onde vai o poder da farda?

13/01/2017 08:55

Esta pergunta se tornou comum na última semana em Gaspar, quando Carlos Russi, de 58 anos, morreu durante uma abordagem policial no bairro Bela Vista. Com mais de uma versão sobre o caso, familiares, amigos e até mesmo quem não conhecia Carlos espera uma resposta. Para resolver a situação, a Polícia Militar abriu um inquérito e a Polícia Civil espera o laudo do Instituto Médico Legal, IML, para dar procedimento à investigação.

A família de Carlos acusa um policial militar de abuso de autoridade. Eles dizem que sofrem, há tempo, pelo poder que o homem de farda tem.

Infelizmente, casos de abuso de autoridade são mais comuns do que se imagina. Ao assistir ao noticiário ou ler um jornal de grande circulação, é comum nos depararmos com esse tipo de notícia. Mas, o que parecia distante da realidade gasparense, pode estar mais perto do que se imagina. Histórias como essa assustam a população. Afinal, quem era para proteger, agora, está causando mais insegurança. Mas, vale lembrar que, como em todas as profissões, não se deve julgar todos que vestem a mesma roupa pela atitude de uma única pessoa.

Carlos Russi faleceu vítima de infarto. Mas, o motivo que o levou a tal situação será investigado pela Polícia Civil e, em breve, esclarecido para a família. Se o policial acusado de abuso de autoridade for culpado pela situação, que ele seja punido. A comunidade gasparense espera uma resposta. Os amigos esperam uma resposta. A família espera uma resposta.

 
Edição 1783

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.
 

Leia Mais

Mais uma vez o trânsito em Gaspar é o assunto principal do nosso jornal. Não é a primeira vez e não será a última que iremos tocar neste assunto que está no dia a dia das pessoas. 

Relativamente novo, Ilhota, município de colonização Belga, completa mais um ano de emancipação nesta terça-feira, dia 21. Com 58 anos de história, a cidade conhecida pela fabricação e comércio de moda íntima e moda praia busca avançar no desenvolvimento. Mesmo assim, a cidade de cerca de 13 mil habitantes ainda está a um passo de avançar, principalmente na questão econômica. A Ponte de Ilhota, depois de anos de entraves, surge como principal promessa de avanço. 

A edição de número 1752 marca uma data importante. Há exatos 26 anos, Gaspar conta com um veículo de comunicação que preza pela veracidade, clareza nos fatos e, principalmente, pela informação de qualidade.

20/05/2016

Quase 100%

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe termina nesta sexta-feira, dia 20. A boa notícia é que neste ano Gaspar estima ter vacinado muito mais pessoas do que nas outras edições.

Em 82 anos, esta é a primeira vez que Gaspar tem um policial-psicólogo. O cargo foi ocupado há dois meses pela psicóloga Carla Fernanda de Bastos Ferrari.

A semana foi marcada por eventos do movimento Maio Amarelo, que busca a conscientização de motoristas, pedestres e ciclistas contra a violência no trânsito. Para além das válidas iniciativas de educação e alerta, o problema da alta mortalidade das estradas brasileiras passa por questões centrais que precisam ser atacadas como questão de honra pelo poder público e pela sociedade civil.

29/04/2016

Perto do fim

A polêmica da semana em Gaspar foi o caso de abuso sexual envolvendo uma menina de 3 anos em uma creche do bairro Figueira. 

Na última semana, o gasparense Edvan Ribeiro, o Canema, conquistou o título mundial de muay thai na categoria 71 quilos. Na mesma competição, o blumenauense Alberto Uda, que treina com o time gasparense toda semana, também se destacou e conseguiu inclusive um contrato com o UFC.

Exausa de assistir impotente a tantas tragédias que se somam no asfalto do km 40 da BR-470, a comunidade da região começa a se mobilizar para uma manifestação que busca chamar a atenção das autoridades para o problema e defender alguma providência a fim de diminuir o risco de novos acidentes na rodovia.