A manifestação prevista para vários locais do país nesse final de semana promete servir como vazão às angústias de diferentes setores da sociedade. Por mais que as críticas e os pedidos de impeachment sejam direcionados à presidente Dilma Rousseff, os problemas que levarão milhares de pessoas às ruas têm na figura presidencial apenas a ponta do iceberg.
Infraestrutura defasada, sintomas de recessão, aperto fiscal, escândalos de corrupção, atraso nas grandes reformas, tudo isso é corresponsabilidade tanto da atual presidente como dos antigos e do nosso Congresso, que a cada legislatura mostra-se mais desconectado com a realidade. Se a presidente tem culpa, e merece ser responsabilizada pelos problemas na gestão e casos de corrupção, a população também falha na medida em que ajuda a eleger muitos dos políticos envolvidos em denúncias.
A situação atual merece e exige um grande ato em defesa, sim, de mudanças, mas que passem por uma reforma política ampla e profunda, para que não seja preciso ir às ruas para exigir quesitos básicos como seriedade e compromisso dos agentes públicos.
Edição 1669
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).