Acelerar o debate - Jornal Cruzeiro do Vale

Acelerar o debate

02/10/2015 09:19

O índice de multas flagradas pela fiscalização eletrônica do Ditran de Gaspar ,na temporada 2015, tem causado repercussão na sociedade gasparense, em especial via redes sociais, devido às matérias publicadas pelo Jornal Cruzeiro do Vale. De acordo com os próprios agentes do órgão, há casos que em apenas três horas de monitoramento são flagradas 400 infrações por excesso de velocidade. As autuações aumentaram muito nos primeiros oito meses em comparação com 2014, saltando em 412,5% de multas.

Não somente no âmbito gasparense, mas pelo país afora, o argumento mais utilizado pelas autoridades é a redução de acidentes. Sem sombra de dúvida, as estatísticas de acidentes e mortes no trânsito são assustadoras e requerem uma atuação diligente e inteligente do setor público. Porém, o que se discute é se o meio mais eficiente para reduzir os acidentes é a simples redução dos limites de velocidade.

Não se descarta a possibilidade de que a redução dos limites de velocidade nas marginais traga benefícios ao trânsito, mas por que atuar com uma distância do cidadão que se queixa dos atuais limites? Por que, então, não promover debates entre a sociedade organizada? 

Conhecida como município de passagem, Gaspar é muito complexa em sua mobilidade de transporte. Prova disso é o diretor da Diretoria de trânsito, Ditran, Dirceu dos Passos, dizer não saber do vídeo publicado na rede social nesta semana por um cidadão, que mostrava um veículo do próprio órgão andando a 80 km/h em uma via cuja lei aponta o limite de 50 km/h. ?Não costumo acessar redes sociais?, contou. Deveria, diretor.      

Edição: 1718

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.