As fortes trovoadas de janeiro vêm causando grandes estragos na região do Vale do Itajaí. Depois de invadir casas, levar pontes, e alagar ruas, as tempestades deixaram a água do Rio Itajaí-Açu barrenta demais para ser tratada e praticamente todas as cidades do Vale passaram uma semana inteira sem o fornecimento de água tratada.
Em Gaspar a situação começou a voltar ao normal na quarta-feira, mas a situação ainda é de alerta e a recomendação é para que a população economize, utilizando apenas o extremamente necessário para o dia-a-dia.
Enquanto a água não volta, quem sofre, mais uma vez, é a população, que precisa se virar nos 30 para conseguir lavar a roupa, limpar a casa e até tomar banho.
Está em tempo de as autoridades municipais investirem em sistemas de tratamento que garantam ao menos o abastecimento mínimo da população em casos como o vivido nesta semana. O problema é grande, afinal, primeiro a água vem com força dos bueiros, invadindo e sujando as casas, e depois todos ficam sem ter como limpar suas casas e tentar voltar à rotina normal de cada dia.
Cabe aos políticos, autoridades eleitas pelo povo, arrumar meios e formas de abastecer melhor a população. E abastecer não só de água, mas de informações precisas quanto à previsão de chuvas e tempestades, para que todos possam estar alertas e assim possam evitar as já rotineiras perdas consequentes dos alagamentos.
Edição 1261
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).