Desunião de poderes - Jornal Cruzeiro do Vale

Desunião de poderes

13/05/2014 10:27

A saúde pública voltou a se tornar tema polêmico em Gaspar nos últimos dias, quando o impasse no pagamento dos serviços de radiografias ameaçou suspender o serviço para encaminhamentos dados pelas unidades de saúde. A alegação é de que, sem receber do município nem do Estado, os prestadores de serviço não teriam como manter a oferta de atendimento para toda a demanda da rede municipal.

Na manhã desta segunda-feira a Prefeitura de Gaspar emitiu uma nota oficial se posicionando sobre o assunto, alegando que a responsabilidade pelos pagamentos do serviço de raio-x teria sido repassada ao Estado após a contratualização feita em fevereiro deste ano, e reforçando a necessidade do serviço. O Estado, por sua vez, solicita prazo para levantar informações, o que retarda uma possível definição. Enquanto isso, paira um cenário de dúvidas sobre a possibilidade de fazer exames de raio-x tanto para pacientes dos postos de saúde quanto para usuários do hospital.

Talvez não haja momento melhor para discutir questões como essa, em que a responsabilidade de serviços de primeira necessidade é empurrada de uma esfera pública para outra, do que este em que estamos agora, às portas de mais uma eleição geral. Discussões amplas como a atribuição de cada esfera do poder e de soluções que não deixem a população desassistida em caso de impasses deveriam ser abertamente debatidas. Certamente são temas com relação mais direta na vida do cidadão do que boa parte das agendas discutidas até o momento com os eventuais candidatos da disputa eleitoral de outubro.

Edição 1587
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.