Só quem já precisou de um transplante conhece a difícil sensação da espera. Enquanto a vida pede urgência, é preciso esperar pela boa ação de um doador. A mesma sensação tem quem precisa de sangue para uma cirurgia importante. Como nem sempre o banco de sangue está com seus estoques em dia, muitas vezes o paciente precisa esperar, e esta espera muitas vezes pode ser fatal.
Doar sangue é doar vida, e para incentivar a comunidade brasileira a ser doadora foi criado o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta sexta-feira, 25. Uma única doação de sangue pode ser essencial para salvar vidas, por isso, doar é preciso. Doar não dói, não tem contra-indicações e não exige muito tempo. Em poucos minutos é possível fazer uma doação que pode mudar uma vida.
Qualquer pessoa adulta saudável, com mais de 50 quilos pode fazer a sua doação. Para isso, basta consciência. Basta saber olhar para o outro e não apenas para si mesmo e doar um pouco, apenas um pouco, de si, pelo próximo. Em Gaspar não há Banco de Sangue, porém, é possível qualquer morador da cidade fazer sua doação em Blumenau, no Hemosc, que fica próximo a Furb.
Um litro de sangue para uma pessoa saudável não fará falta, porém, para quem precisa pode ser fatal. Doar é preciso e cabe a toda a sociedade brasileira a decisão de dar este ousado passo em favor da vida.
Edição 1345
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).