A história de Gaspar pode ser contada através da religiosidade de seu povo, afinal, a principal igreja da cidade se formou muito antes emancipação do município.
Mais antiga comunidade católica do Vale, a Igreja São Pedro Apóstolo comemora nesta semana os 150 anos da instalação da Freguesia São Pedro, fruto do trabalho e da fé de um povo que viu na religiosidade a base para a construção de sua sociedade.
A data é marcante para todas as tradicionais famílias gasparenses, que acompanharam de perto o crescimento da fé católica na cidade e o surgimento das diversas comunidades, espalhadas pelos bairros, e que hoje fazem parte da Paróquia Central.
A bela igreja erguida no alto do morro da área central, e que é cartão postal de Gaspar, é fruto do suor de muitos cidadãos e cidadãs, que doaram tempo e dinheiro para ver o templo ganhar forma e tornar-se o símbolo da fé católica.
Hoje, passados 150 anos, o povo da cidade Coração do Vale ainda mantém as tradições religiosas de seus antepassados, o que faz do catolicismo a religião predominante na cidade. A rotina de fé, que leva milhares de famílias às missas todos os domingos, ajuda a manter as tradições e a história da cidade, e serve de alicerce para a construção de uma história que ainda está por vir.
edição 1285
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).